Distant Early Warnings – Canada’s Best Science Fiction

Em Distant Early Warnings Robert J. Sawyer propõe-se a reunir as melhores histórias de ficção científica com data de publicação superior a 2000, cujos escritores se encontrem em solo canadiano. O autor de Flashforward reúne assim, nesta colectânea, 14 histórias e um poema, de autores tão diversos como Karl Schroeder ou Robert Charles Wilson.

A primeira história, In Spirit, relata a experiência de um jovem a quem é dada a oportunidade de participar numa experiência científica para contornar a pesada pena a que foi condenado. Apesar de não ter praticado directamente nenhum crime, este jovem terá sido cúmplice dos actos terroristas no 11 de Setembro. Vinte anos depois é-lhe dada a oportunidade de, através de uma máquina do tempo, retornar ao fatídico dia e testemunhar o resultado de ter mantido em segredo os planos terroristas. A máquina não permite um transporte real do corpo: consegue observar o que a rodeia sem ser vista, mas não interage com as restantes pessoas, uma espécie de presença fantasma.

The Ray-Gun é uma história estranha de James Alan Gardner, uma aproximação aos heróis de banda desenhada, mas com uma perspectiva irónica. A personagem principal, Jack, é um rapaz normal que, para fugir aos colegas brigões, retorna a casa pelo caminho através dos bosques.  É desta forma que encontra uma arma extraterrestres. Entre alertar as autoridades e ficar com a arma, Jack opta pela segunda hipótese. Pensando-se predestinado, Jack altera o rumo da sua vida: começa a praticar intensivamente desporto para um dia se tornar num herói, e envereda pelo estudo da física, de modo a poder perceber um dia o funcionamento da arma.

Shed Skin, de Robert Sawyer,  é outra das histórias que se destaca nesta colectânea. Num mundo em que a longevidade humana é ampliada graças à possibilidade de se poder migrar a mente para um novo corpo, as perspectivas de vida após a migração são diferentes: se por um lado, as propriedades e direitos humanos são transferidos para a consciência que se encontra no novo corpo, por princípios éticos, o antigo corpo mantém-se vivo, numa espécie de prisão paradisíaca.

Outra das historias que se realçou foi a de Peter Watts, The Eyes of God. Num futuro onde tudo é monitorizado, a vigilância atinge o auge nos aeroportos, existindo máquinas capazes de percorrer a mente humana em busca de desvios, sejam eles de teor criminoso ou sexual.

Em A Raggy Dog, a Shaggy Dog, uma mulher centra a sua existência nas plantas, mais especificamente, nas orquídeas. Esta actividade profissional torna-se uma obsessão, de tal forma que chega a dormir com as plantas em lençóis impermeáveis, e a fazer disparar o alarme de incêndio nas casas onde vive, de modo a permitir que algumas floresçam no ambiente húmido criado.

Do autor de Darwinia, Robert Charles Wilson, The Cartesian Theatre é uma das histórias mais aterradoras pela premissa. Um homem pretende montar um espectáculo em que simula a morte sem chegar a magoar qualquer animal (se se considerar que a simulação por ele criada não é um animal) satisfazendo os desejos da plateia de observar um ser vivo em sofrimento.

No final da colectânea encontram-se cinco histórias curtas, de uma página, de onde se destaca Ars Longa, Vita Brevis de James Alan Gardner: um conto irónico que conta como a humanidade se desinteressou da astronomia, depois de entrar em contacto com os extraterrestres e descobrir que a actual disposição das estrelas e corpos celestes resulta da expressão artística de uma espécie de alienígenas.

No conjunto é um conjunto de história interessantes, destacam-se algumas excepcionais (como The Cartesian Theatre) mas que possui, também, algumas que não me suscitaram reacção.

Um pensamento sobre “Distant Early Warnings – Canada’s Best Science Fiction

  1. Pingback: Resumo de Leituras – Maio 2010 « Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s