Hábitos de Leitura

Não costumo seguir correntes ou aderir a modas de questionários, mas este pareceu-me interessante, sobre hábitos de leitura.

Petiscas enquanto lês? Se sim, qual é o teu petisco favorito?

Não costumo, mas pode acontecer com caju.

Qual é a tua bebida preferida enquanto lês?

Chá ! Chá de maçã e canela ou chá preto com especiarias ! Também vai roibos ou pu-erh.

Costumas fazer anotações enquanto lês, ou a ideia de escrever em livros horroriza-te?

Só se escreve em livros de estudo ! Tirando isso, vá de metro! Ok, ok. O autor do livro pode autografá-lo.

Como é que marcas o local onde ficaste na leitura? Um marcador de livros? Dobras o canto da página? Deixas o livro aberto?

Vejamos… dobrar, nunca. Deixar o livro aberto, só se o for largar durante uns segundos, senão fica com a lombada danificada. Costumo usar um marcador, mas não de papel. É um género de clip (e por isso não salta da página que marca), mas que não rasga a folha.

Ficção, não-ficção, ou ambos?

Ambos. Se bem que ultimamente, só ficção. De preferência ficção científica e fantasia, em inglês, espanhol ou português. Pode aparecer pelo meio um romance histórico ou algo puramente literário.

És do tipo de pessoa que lê até ao final do capítulo, ou paras em qualquer sítio?

Em qualquer sítio. Antes tinha por hábito ler no autocarro pelo que não era muito prático sair dez paragens à frente para conseguir terminar o capítulo. Tento parar no final de parágrafos, mas nem sempre dá.

És leitor para atirar um livro para o outro lado da sala ou para o chão quando o autor te irrita?

Nunca !  Os livros são sagrados cá em casa ! Ai de alguém que eu veja fazer tal coisa cá em casa !

Se te deparares com uma palavra desconhecida, paras e vais pro­curar o seu significado?

Claro! Dicionário online, dicionário em papel, naquilo que estiver mais perto. Em último recurso pergunto a quem estiver mais perto.

O que é que estás a ler actualmente?

Terminei The Master and Margarita de Mikhail Bulgakov e vou começar Almanaque do Dr. Tackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas, de vários autores.

Qual foi o último livro que compraste?

Últimos – foi uma encomenda da Amazon com The Usurper of the Sun (Nojiri), The Second Year of Clarkesworld Magazine, Adventures in Unhistory (Avram Davidson), The Golden Age (Michal Ajvaz), The House of Storms de Ian R. MacLeod e finalmente The Scar de China Miéville.

Lês só um livro de cada vez, ou consegues ler mais que um ao mesmo tempo?

Só costumo ler um livro de cada vez. Mas por vezes alterno um inglês ou espanhol com um português, ou um livro de prosa densa com um de contos.

Tens um lugar/altura do dia preferido para ler?

Lê-se em qualquer sítio, mas prefiro estar deitada de barriga para baixo. Altura do dia, quanto mais tarde melhor: não gosto muito de exercitar o cérebro de manhã.

Preferes livros incluídos em séries ou independentes?

Prefiro os independentes, ou os que, pertencendo a uma série, podem ser lidos isoladamente.

Existe algum livro ou autor específico que estejas sempre a reco­mendar?

Sim ! O Segredo do Bosque Velho de Dino Buzzati (não entendo porque não é um livro mais conhecido, visto que todos os que o leram após a recomendação gostaram), Zoran Zivkovic (principalmente os livros de contos publicados pela Aio Publishing), Perdido Street Station de China Miéville (para os que gostam de livros fora do vulgar, este é dos melhores que já li).

Em autores portugueses é fácil: Barreiros para FC, Afonso Cruz para fantástico mais literário, David Soares para horror (ainda tenho de ler o último).

Como é que organizas os teus livros?

Separo os lidos dos não lidos, depois coloco por colecção a que pertencem ou por tamanho, agrupo por número quando pertencem a uma colecção, por autor / género quando possuem tamanhos semelhantes. Ficção história tende a ficar com ficção histórica, ficção científica com ficção científica e fantasia com fantasia.  As edições portuguesas são mais fáceis de organizar – quase todas as editoras publicam no mesmo formato.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Hábitos de Leitura

  1. O organizar por tamanho tem alguma vantagem: o espaço escasseia, e as prateleiras têm alturas diferentes, há que colocar os livros mais altos nas mesmas prateleiras. Por outro lado, é a melhor forma de conseguir por outros livros, deitados por cima. É inestético, mas se os que estiverem em baixo tiverem o mesmo tamanho, escapa. :S

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.