IMG_4617

E chegámos à quarta sessão! A vantagem de chegar um pouco antes da hora é poder passear descansadamente pelas salas onde se encontram sempre expostas algumas peças de arte interessantes. Desta vez encontramos alguns quadros alusivos ao 25 de Abril, e entre eles, esta peça belíssima, mas também arrepiante.

IMG_4645

Após uma curta apresentação inicia-se a noite, com a declamação de poemas de horror, por Pedro Nunes Sazabra, mais propriamente dos poemas O Adão Inverso  e Um Mal Fascinante de Baudelaire. Componente curta da noite, mas em que a voz iniciou o tom negro que marcou esta sessão. Seguiu-se a interpretação do tema A Água Benta, de Chanson Noire. Assim que se senta o artista põe-se à vontade e revela uma voz espectacular que enche o espaço. Bem, espectacular talvez não seja bem o termo – a palavra que me vem à cabeça é mesmo brutal, pelas inflexões com que acompanha e se sobrepõe ao piano. Perde a visualização de qualquer vídeo quando comparada com a versão ao vivo – e mesmo não apreciando especialmente este género de música, este foi um dos grandes momentos da noite.

IMG_4647

O outro grande momento foi, claro, a palestra de David Soares, um exímio orador que nos levou por uma viagem, ao longo de vários tempos e culturas, entre os vários tipos de canibalismo, matando-se humanos para lhes comer a carne, ou aproveitando-se os restos mortais em mesinhas e remédios. Práticas que para nós tudo têm de bárbaro, mas que, para aqueles que naqueles tempos viviam, tudo tinha de óbvio. E claro que esta é uma descrição bastante simplista do discurso que ocupou a maior parte da noite e que intercalou costumes obscuros com histórias clássicas horripilantes, arrancando pequenas risadas da audiência que experimentou, em simultâneo, o fascínio e a repulsa.

Infelizmente, a noite para mim terminou aqui, mas para os que ainda ficaram, a sessão terá terminado como começou – mais música, mais declamação. Ah ! E um magnífico bolo (pelas fotos) para David Soares, que faria anos nesse dia.

2
Foto retirada da página oficial do facebook

 

No global, esta foi uma sessão mais coerente em tom e temática, em que as várias componentes do programa combinaram para um ambiente mais negro e interessante. Como nas sessões anteriores, é de realçar o esforço e o gosto dos organizadores em proporcionar um serão bem passado, num local que tem tudo de perfeito para a dimensão do evento.