Aproveitando as recentes promoções de Natal, estão aqui alguns dos volumes adquiridos na Leya a grande desconto, bem como dois lançamentos recentes que tiveram os 20% de desconto da época.
O volume da esquerda, História Universal da Pulhice Humana, constituirá uma sátira à sociedade portuguesa do Estado Novo. O Estado Novo foi-se, mas mantêm-se algumas das ideias perpetuadas, pelo que a sátira estará bastante actual. Uma leitura que parece deliciosa e onde se destacam as imagens cómicas que o populam:
Verdes Moradas, à direita, é um dos mais recentes lançamentos fantásticos que ia passando despercebido, não fosse o alerta do João Barreiros. Um clássico do género, foi publicado no início do século XX, decorre na Venezuela e acompanha um viajante que encontra, na floresta, uma rapariga com poderes associados à Natureza.
Se o nome António de Macedo não for o suficiente para ficarem curiosos com O Cipreste Apaixonado, leiam a sinopse:
«Uma ficção, dizes tu? Não tens visto as notícias na televisão? Uns extraterrestres infravermelhos que andam por aí a infiltrar-se em árvores e animais, e a interessarem-se pelas nossas mulheres?»
Já Universal, Limitada de Isabel Cristina Pires é uma colectânea de contos de ficção científica publicada na colecção da Caminho.
Finalmente, estes são dois dos volumes publicados na colecção 1001 Mundos da Gailivro. Guia Prático para cuidar de demónios é um dos muitos livros de Christopher Moore que cruza o fantástico com o nonsense, resultando normalmente em livros cómicos.
Fora da pilha de livros, mas também aquisições recentes, estão os cinco volumes da Colecção Barbante, o último projecto da Imaginauta, que promete dar a conhecer novos autores em livrinhos acessíveis e representativos.