Fevereiro: Lançamentos diversos

Existe uma razão pela qual não gosto de comunicar todos os lançamentos de que vou tendo conhecimento – é que às vezes são tantos que os mais interessantes se afundam na imensidão de livros de colorir, auto-ajuda, romances juvenis e afins. Assim, vou fazendo alguns destaques pontuais. Mantendo essa preferência, eis uma pequena entrada com o de mais interessante (pelo menos para mim) está a ser publicado este mês, com alguns lançamentos fora da ficção especulativa. Nos títulos encontram ligação para as páginas oficiais das editoras com o livro, sempre que existam.

Todos os contos – Clarice Lispector

Considerada simultaneamente uma das principais escritoras brasileiras e uma das mais importantes escritoras judaicas, é uma autora pouco falada por cá. Claro que esta ausência se pode dever à minha preferência pelos géneros de ficção científica e fantástico, mas a verdade é que poucos dos meus conhecidos ouviram falar na autora (novamente, pode ser problema de amostragem).

A Relógio d’Água tem vindo a publicar a obra da autora e lança este mês esta compilação de contos.

verbetes

Verbetes para Um Dicionário Afetivo – Ana Paula Tavares, Manuel Jorge Marmelo, Ondjaki e Paulinho Assunção

O que me chamou a atenção para este lançamento foram dois dos autores: Manuel Jorge Marmelo e Ondjaki. O primeiro é o autor de Uma mentira mil vezes repetida, onde se expõe uma farsa tão repetida que quase se torna realidade. Pelo menos na mente de alguns. O segundo é um dos mais conhecidos autores angolanos.

Quatro autores já bem conhecidos do público português – Ana Paula Tavares, Manuel Jorge Marmelo, Ondjaki  e Paulinho Assunção (dois angolanos, um português e um brasileiro) – reúnem-se, ou melhor, encontram-se reunidos para nos dar um conjunto de textos que são outras tantas pérolas literárias, produzidas nesse vasto cadinho que é a língua portuguesa. Cada um com o seu estilo, oferecem ao leitor um objecto literário que proporciona enquanto arte literária, um verdadeiro e intenso prazer da leitura.

southern bastards

Southern Bastards Vol. 1 – Aqui Jaz um Homem – Jason Aaron e Jason Latour

A G. Floy volta aos lançamentos com o primeiro volume de Southern Bastards. Deixo-vos, por agora, com a sinopse inglesa:

Welcome to Craw County, Alabama, home of Boss BBQ, the state champion Runnin’ Rebs football team…and more bastards than you’ve ever seen. When you’re an angry old man like Earl Tubb, the only way to survive a place like this…is to carry a really big stick. From the acclaimed team of JASON AARON and JASON LATOUR, the same bastards who brought you Scalped and Wolverine: Japan’s Most Wanted, comes a southern fried crime series that’s like the Dukes of Hazzard meets the Coen Brothers…on meth.

trono brett

O trono dos crânios – Peter V. Brett

Apesar de ainda não ter lido o terceiro volume, adorei o que já li desta série de Fantasia. A premissa é simples e engraçada, dando origem a um mundo de mitologia rica e diversa. Percebe-se que outrora as civilizações humanas foram muito evoluídas e com tecnologia bastante avançada, mas com o aparecimento dos demónios declinou rapidamente para uma sociedade quase medieval. Poucos têm coragem para fazer frente aos demónios – o nosso herói é um deles, mas não é o único, e nem sempre ocupa o lugar principal e mais relevante.

O último reino

O Último Reino – Bernard Cornwell

Tenho andado afastada do género da ficção histórica, mas ainda assim recordo alguns dos livros de Bernard Cornwell, um dos meus autores favoritos no género. Este lançamento é uma nova edição no mercado português, aproveitando a adaptação para série:

Nascido entre a nobreza de Inglaterra, Uhtred é o herdeiro das terras de Bebbanburg na Northumbria. Aos 10 anos foi para a guerra pela primeira vez e viu o seu pai morrer em combate. Raptado pelos vikings, tornou-se primeiro um escravo e, depois, um filho para Ragnar, o Destemido.O destino tornou-o um guerreiro viking, mas o destino também trouxe traição. E essa traição levou-o até Alfredo, Rei de Wessex, o último reino a resistir à invasão dos vikings. A quem será Uhtred fiel? Em “O Último Reino”, Cornwell transporta-nos para um passado violento e apaixonante, onde testemunhamos o nascer de Inglaterra e de toda uma nova era.

O livro da selva

O Livro da Selva – Rudyard Kipling

Também com nova edição, pela Bertrand Editora, para Fevereiro, encontramos O livro da Selva, o clássico que já sofreu várias adaptações cinematográficas:

Adorado por leitores de todas as idades, este clássico conta-nos, entre outras, a inesquecível história de Mowgli – um rapaz criado no seio de uma alcateia de lobos, junto da qual aprende as leis da selva e a escutar o coração. Passada na Índia, esta grande obra-prima de Kipling é uma alegoria relativa ao imperialismo britânico, recheada de aventuras e personagens extraordinárias.

Um pensamento sobre “Fevereiro: Lançamentos diversos

  1. Pingback: Fevereiro: Lançamentos diversos | F_C | ...

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s