Últimas aquisições (nacionais)

IMG_6427

Para finalizar a semana portuguesa deixo-vos com as aquisições na Feira do Livro de autores portugueses. A iniciar o conjunto surge Valério Romão, autor de Da Família. A descoberta deste autor foi um reviravolta engraçada – fui ao lançamento conjunto de Inventário do Pó de Joana Bértholo e Da Família estando mais interessada no livro de Joana Bértholo por já conhecer o seu trabalho de outros meios, mas saí da apresentação mais entusiasmada com o livro de Valério Romão. Tendo gostado bastante de Da Família, e sendo o autor convidado para os próximos Recordar os Esquecidos (evento mensal) aproveitei a Feira do Livro para adquirir os dois, Facas e O da Joana a bom preço. Infelizmente Autismo já se encontra esgotado.

IMG_6441

Épica é a nova chancela de auto-publicação da Saída de Emergência, Segundo entendi os primeiros volumes foram publicados utilizando submissões de autores sem que lhes tenha pedido algum montante: A provocadora realidade dos mundos imaginários de António de Macedo e Galxmente de Luís Filipe Silva (nova edição). O de António de Macedo constitui uma compilação dos textos que foram sendo publicados na Bang! sobre vários aspectos da literatura especulativa (resumidamente cidades e livros imaginários bem como a história do género em Portugal). Galxmente terá sido publicado originalmente em dois volumes. Esta edição reúne ambos, com revisão do texto.

IMG_6451

Contos do gin tónico de Mário Henrique-Leiria possui diversos contos do autor em vários géneros e perspectivas, algumas histórias cómicas e divertidas, outras com pitadas de ficção científica – um pouco de tudo. Assim que decidi a comprar Novos contos do gin. Enquanto Crónica dos bons malandros de Mário Zambujal é um livro sobre o qual tenho grande curiosidade há demasiado tempo, Biblioteca de Pedro Mexia faz parte daquele grupo de livros sobre livros que de vez em quando gosto de ler. Este (que já li entretanto) é pouco envolvente e apaixonante, mas já me convenceu a adquirir alguns livros.

IMG_6460

José Carlos Fernandes é um autor de banda desenhada português que descobri recentemente. Apreciando o tom irónico, de crítica leve em caricaturas não perdi oportunidade de trazer estes dois que apanhei em alturas diferentes com bons descontos.

IMG_6476

Finalmente, três produções nacionais recentes de banda desenhada. Sobressaltos já foi por aqui falado diversas vezes e reúne as histórias expostas numa das sessões de Sustos às sextas – histórias de horror de duas páginas de vários autores que conseguem apresentar vários tons e estilos. Por sua vez, O Infante de Daniel Viçoso parece apresentar uma perspectiva interessante da história portuguesa. Em último encontra-se um dos grandes lançamentos no mercado português, Os Vampiros, a nova banda desenhada de Filipe Melo e Juan Cavia que decorre durante a Guerra Colonial, na Guiné em 1972.

IMG_6484

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s