Últimas aquisições

IMG_7158

O que uma passagem na Leituria faz! Não, não foram todos comprados nessa livraria, mas se o orçamento já tinha sido desbastado pelas várias passagens na Feira do Livro, a desgraça total veio com a horrível ideia de passar na Leituria. É que, ainda por cima, estava em promoções e, entre os vários livros usados disponíveis encontrei algumas verdadeiras pechinchas.

IMG_7173

Estes 5 volumes de Living Will não estavam na secção de usados mas, há algum tempo, que não encontrava o primeiro. Desta vez havia um único exemplar e aproveitei para me agarrar aos cinco números da banda desenhada de André Oliveira e Joana Afonso. Esta será, decerto, uma das próximas leituras – até porque o tamanho reduzido convida ao transporte fácil.

IMG_7179

Para além de Gentleman (também de André Oliveira, mas aqui uma parceria com Ricardo Reis) encontrei vários volumes da colecção LXcomics, tendo adquirido estes três: Borda d’água de Miguel Rocha (autor de Beterraba: a vida numa colher), Marte e Pepedelrey e Lisboa 24h00 (uma colaboração entre diversos autores para apresentar histórias que decorrem em Lisboa ao longo das 24h00).

IMG_7188

As viagens de Gulliver de Jonathan Swift faz, há demasiados anos, parte da lista de volumes a adquirir – oportunidade que não pude deixar escapar quando vi este volume em bom estado e em bom preço. Já O Retrato de Laura trata-se de uma edição mais antiga de um livro que já li – O Grande Retrato, publicado mais recentemente pela Cavalo de Ferro. O curioso desta edição, mais antiga, é estragar, a meu ver, um pouco a expectativa da própria história num título que revela demasiado.

IMG_7180

Knut Hamsun é um dos autores que foi sobejamente falado e recomendado no livro Bibliotecas cheias de fantasmas. Desta vez aproveitei uma promoção online de 40% para encomendar os dois, Pan e Victoria. Deixo-vos a sinopse do mais conhecido, Pan:

Pan é, desde a sua publicação, um dos livros mais apreciados e amados de Knut Hamsun. Uma obra-prima da literatura, onde «a natureza fala na língua subtil e sonhadora de um breve e idílico Verão nórdico». Através dos papéis encontrados depois da sua morte, o tenente Glahn relata-nos a sua trágica paixão pela jovem Edwarda, num crescendo de exaltação que invade e se confunde com a paisagem envolvente, tor­nando-se difícil distinguir entre natureza e psique.

IMG_7193

Thimblestar foi-me recomendado por João Barreiros, uma história de fantasia sobre uma fada em demanda para comprar umas folhas de chá especiais que lhe conferem invisibilidade. Mas sem as folhas a fada é um ser pequeno e frágil, a quem tudo parece enorme e devastador. A linguagem é clássica (segundo as palavras de João Barreiros “em tons shakesperianos”) e o conteúdo é sombrio. Até agora não está a ser uma leitura rápida (pela escrita densa e pelos termos classicos), mas é uma boa e interessante leitura.

Descobri Thomas Olde Heuvelt com The Day the world turned upside down, antes do autor ter sido premiado – um conto que consegue pegar num tema quase esgotado e dar-lhe uma perspectiva original, quase fantástica. Hex é o primeiro livro do autor que teve logo lugar de topo na lista de futuras aquisições assim que foi anunciado.

IMG_7201

Finalmente, Machine Moon é o segundo volume da série de banda desenhada Descender, que me conseguiu cativar no primeiro – a acção decorre num Universo onde os seres humanos habitam vários planetas e os robots têm um papel preponderante nas tarefas diárias. Até se revoltarem. O aparecimento de robots inteligentes será tão antigo quanto a humanidade mas os novos robots terão sido contaminados por um pedaço de código de origem suspeita. Com detalhes que me fizeram pensar em Battlestar Galactica e em A.I (a história do pinóquio, a criança robot que apenas quer ser um rapaz real) tornou-se uma série que tentarei seguir pelos próximos volumes.

Um pensamento sobre “Últimas aquisições

  1. Pingback: Últimas aquisições | F_C |...

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s