Breakfast of Champions – Kurt Vonnegut

IMG_7636

 

Entre a demência e o absurdo, Breakfasf of Champions não apresenta, como outros livros de Kurt Vonnegut, uma narrativa mirabolante. Na verdade pouco se passa – e mesmo assim consegue ser uma excepcional e divertida leitura. É que o autor aproveita para ir soltando alguns dos mais verdadeiros, ríspidos e desconfortáveis pensamentos, caricaturas ou ironias da sociedade ocidental.

IMG_7643

O livro é dedicado a uma viúva que teria o dom de se expressar de forma bem directa mantendo alguma elegância. Eis um dos anúncios onde se espelha esta capacidade:

She wrote this add for an end-of-the-summer sale on straw hats: “For prices like this, you can run them through your horse and put them on your roses”

Entre um autor de ficção científica que apenas consegue publicar histórias em revistas pornográficas, um empresário que sofre de doença mental e brutaliza todos os que encontra, ou um profissional de saúde alienado encontramos, até, o próprio escritor como personagem consciente do seu poder sobre os restantes (distribuidor de desgraças a bem da história que quer contar).

Sem que se passe verdadeiramente alguma coisa vamos presenciando episódios ou pensamentos que se revelam verdades brutais, ainda que cómicas pela forma como se expõem:

Her husband, meanwhile, was at home watching professional golfers on television, and getting smashed on yeast excrement.

IMG_7594

Para além destas perspectivas subversivas, outro dos pontos interessantes é a forma resumida como apresenta alguns contos de narrativa absurda, escritos pela principal personagem (ou pelo próprio autor de Breakfast of Champions?).

Mais pela forma como se expressa do que pela pouca história que apresenta, Breakfast of Champions consegue ser uma leitura excepcional, ainda que não destrone nem Cat’s Cradle nem Slaughterhouse five que continuam a ocupar o lugar de favoritos do autor.

Comentários a outros livros do autor

The sirens of titan

Slaughterhouse-five

Cat’s Cradle

Um pensamento sobre “Breakfast of Champions – Kurt Vonnegut

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s