A Casa – Paco Roca

img_9179

O mais recente livro de Paco Roca tem como palco e personagem principal, a casa de férias de uma família de classe média. À semelhança de tantas outras casas de férias, esta terá sido construída pela própria família, verão após verão, fim-de-semana após fim-de-semana.

img_9203

O retorno à casa por José dá-se um ano depois da morte do pai, encontrando-a vazia, em degradação lenta mas trazendo memórias tanto dos episódios familiares ali vividos, como do feitio do pai, eterno bicho-carpinteiro, sempre a arranjar ou a construir mais alguma coisa para a casa.

img_9205

Em oposição para com o irmão mais velho, José tem pouco jeito para a bricolagem, incapacidade realçada a cada passo e a cada tentativa de arranjar seja o que for. Primeiro a chegar, deixa um rasto por toda a propriedade, pela desarrumação causada, elemento realçado pelos irmãos que chegam mais tarde.

img_9220

A Casa não trata da morte, mas da forma como se recordam os entes queridos depois de partirem, reconstruindo as suas obsessões e manias, decerto resultantes do modo de vida que levaram, explorando também impressões erradas que ficaram, interpretações não comentadas e por isso não esclarecidas de acções e meias conversas.

img_9208

Questionam-se episódios, reconstroem-se memórias, acrescentam-se novas perspectivas que revolucionam ideias pré-concebidas demasiado tarde, agora que não se pode confrontar a pessoa sob a qual se fez um errado juízo de valor, enquanto tentam compreender algumas mudanças de comportamento, óbvias para o leitor, mas que, para quem está envolvido, permanece incógnitas.

A Casa revela-se, assim, uma excelente leitura, que pode suscitar várias reflexões e ideias várias profundas, enquanto se impregna de uma certa melancolia com a qual é fácil empatizar.

Em Portugal A Casa foi publicado pela parceria Levoir / Público.

Outros livros do autor

 

2 pensamentos sobre “A Casa – Paco Roca

  1. Pingback: O Inverno do desenhador – Paco Roca | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s