The House of Shattered Wings – Aliette de Bodard

img_2100

De ascendência francesa e vietnamita, Aliette de Bodard tem produzido alguma ficção especulativa interessante que se destaca por cruzar influências das duas culturas em que cresceu, integrando valores e códigos de honra diferentes que enriquecem o enredo de uma forma surpreendente e imaginativa.

Depois de vários trabalhos de ficção científica onde cruza a mais alta tecnologia com os valores e rituais de uma cultura oriental que venera os antepassados e a sua sabedoria e conhecimento, a autora retorna à fantasia com The House of Shattered Wings, o primeiro livro de uma trilogia que decorre em Paris, a cidade destruída no futuro por sucessivas guerras mágicas onde anjos caídos e outros seres sobrenaturais espalham a sua influência e corrupção.

A cidade que aqui vemos retornou a um sistema quase feudal, em que a maioria das pessoas se ocupa com profissões medievais. Mas se num sistema feudal a maioria está sob a alçada de nobres, aqui apenas alguns estão sob a protecção e autoridade de um poderoso anjo caído, um por cada casa. Cada uma reúne um enorme agregado de serviçais, alguns mais importantes do que outros e alguns anjos. Entre as casas persiste uma guerra silenciosa de influências cruzadas e jogos diplomáticos.

O poder dos anjos advém da magia que possuem. Desprovidos de asas e das memórias anteriores à queda na terra, acordam inocentes, vítimas perfeitas para os que extraem a magia dos ossos angelicais. A cada queda persiste uma corrida contra o tempo – os anjos mais velhos acorrem para poderem integrar mais um membro que protegerão na sua casa, esperando chegar antes dos que não terão qualquer pudor em matar, desmembrar e consumir a poderosa e mágica droga que é o pó de anjo.

Mas não existem apenas anjos. Outras criaturas deambula em Paris, criaturas imortais ou antigas, criaturas que possuem a sua própria fonte de magia e que possuem missões próprias, nem sempre concordantes com o propósito dos anjos. Philippe é uma destas criaturas antigas, de aspecto humano, que acaba por ser apanhado por uma casa. Preso por correntes mágicas tece um plano para se libertar, não sabendo que estará a libertar, também, uma poderosa maldição contra a casa que o detém.

Carregado de detalhes mágicos e interessantes, The House of Shattered Wings cruza elementos de várias mitologias resultando em épicas possibilidades mágicas. Sombrio pela corrupção física e psicológica associada à magia, e pelo sentido de quase imortalidade sem propósito onde a memória de várias vidas sobrecarrega o presente, esta história termina de forma elegante, fechando o volume, mas dando espaço para o desenvolvimento do próximo.

Sobre a presença da autora na Eurocon

Outras obras da autora

3 pensamentos sobre “The House of Shattered Wings – Aliette de Bodard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s