As melhores histórias de Donald & Patinhas

Ainda há dias alguém comentou, a propósito de outro livro de aventuras Disney, que estes livros lhe recordavam a infância. Para mim, tal sentimento é desperto especialmente por este grande volume carregado de boas histórias de construção mais clássicas, menos mirabolantes e desenhos mais detalhados e perfeitos.

Depois de uma fascinante árvore genealógica onde se expõem os relacionamentos familiares dos vários patos, começa uma das histórias mais longas do conjunto, Tio Patinhas e o tesouro sob o vidro, em que o Tio Patinhas convida os sobrinhos para procurarem os destroços de um barco. O que não sabe é que a zona que se propõe a explorar é dominada por dois rufiões que tentam, a todo o custo, impedir a progressão da expedição.

Em Donald em Acontece no Arranha-céus patinhas, Donald tenta demonstrar que perdeu o medo das alturas, peripécia que se inicia com sucesso, mas que prossegue com uma série de tropelias. Engraçada e curta, esta história rapidamente dá lugar a Tio Patinhas e os Guardiões da Biblioteca Perdida, onde se procura o destino dos livros que residiam na antiga Biblioteca de Alexandria. De país em país, seguindo a história das conquistas de várias civilizações, é uma das melhores histórias da Disney que li recentemente.

Tio Patinhas e o Solvente Universal centra-se na invenção de um produto capaz de dissolver tudo excepto diamante. Esta aventura leva o Tio Patinhas e respectivos sobrinhos ao centro da Terra, e vai dar bases para as seguintes, Tio Patinhas e o Cavaleiro Negro e Tio Patinhas e o Cavaleiro Negro volta a atacar, onde um milionário tem como hobbie o roubo de coisas impossíveis, fazendo da caixa forte o seu alvo.

Entre estas histórias temos a exploração da temática da redução de pessoas (Tio Patinhas e o incrível forreta miniturizado) que dá espaço aos irmãos Metralha para tentarem um novo golpe. Já em Tio Patinhas e o Tesouro dos Dez Avatares toca-se na temática da exploração da mão de obra barata em países de terceiro mundo, aproveitando os detalhes de outras culturas e respectivas mitologias.

Para além da qualidade gráfica acima da média, este volume reúne boas histórias que introduzem conceitos interessantes, tanto do ponto de vista histórico e cultural como científico, a mentes jovens. Reconhecemos referências a outras obras de ficção numa estrutura clássica, algo circular e coesa, fazendo com que a leitura possa ser apropriada também para adultos que gostem deste tipo de banda desenhada.

Este volume foi publicado pela Goody, a mesma editora que publica as revistas da Disney nas bancas nacionais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s