El Sueñero – Enrique Breccia

Eis um livro que difere bastante em tom entre os primeiros e os últimos episódios. Talvez porque, como explica o próprio autor, no início, o intuito e a publicação dos primeiros diferente bastante dos últimos. Enquanto o início se destinava a um editor catalão, com espaço e tempo imprecisos, e explorando várias figuras mitológicas, com o corte por parte deste, a obra passa a ser lançada na argentina, com possibilidade para explorar uma componente mais política.

A história começa num futuro em que a humanidade atinge, finalmente a paz. Mas com a paz vem a inércia e os humanos deixam de ter objectivos concretos. Contrata-se, então, um antigo guerreiro para procurar, no espaço e no tempo, outros guerreiros que possam construir uma espécie de circo, um espectáculo de gladiadores, que forneça novo propósito de vida aos cidadãos.

Num barco destinado a todos os portos existentes e por existir, o guerreiro começa com o Minotauro, besta conhecida pela sua ferocidade, que convence a acompanhá-lo. Entre lobisomens e outras figuras da mitologia catalã, assistimos a fantásticas deambulações pelos caminhos dos contos e crenças rurais.

O conjunto de personagens que se reúne no barco é caricato e logo há-de ir parar às guerras civis argentinas onde se exploram as motivações e as personagens históricas da Argentina. Não faltam, também, os toques das crenças populares, com personagens míticas e sonhadoras, monstros reais e surreais.

De aspecto caricato, por vezes sonhador, este El Sueñero é, apesar das oscilações de tom e conteúdo, um conjunto engraçado com bons momentos que entrelaçam o futurismo com o fantástico ou com a história da humanidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s