Eis um autor de terror sobejamente falado nas sessões de Sustos às sextas, um dos grandes eventos do género em Portugal. Apesar da sua notoriedade em vários países europeus, não é um autor muito publicado em Portugal, e os livros que se encontram em português só se podem encontrar em alfarrabistas – como este Bestiário Fantástico que adquiri recentemente na Feira do Livro.
Bestiário Fantástico é um pequeno volume que nos traz histórias em torno de criaturas fantásticas – algumas não fantásticas apenas enquanto excepcionais, outras autênticos monstros ou simples curiosidades. Temos cães valorosos, abandonados à sua sorte que procuram companhia e brincadeira, tritões e monstros marinhos.
Se algumas histórias são longas e envolventes, outras são curtas pretendendo narrar rapidamente os factos (ou a lenda) pela qual se defende a existência de determinada criatura. Outras há que narram eventos estranhos em torno de uma criatura, ave ou aranha, enquanto outras, ainda, envolvem animais normalíssimos confrontados com estranhos seres humanos.
O conjunto é, apesar de heterogéneo, interessante e de tom pausado, enquadrando-se naquele género de terror que não resvala para o gore ou a carnificina.
Quero reler, mas não tenho o livro.
Onde conseguir?