O Gato do Rabino -Joann Sfar

Este volume possui duas histórias. Na primeira o gato acompanha Malka, um velhote que anda de terra em terra, contando histórias e afastando o leão que assola as povoações, que, curiosamente, é o leão do próprio Malka. Para além do leão e do velhote, uma serpente segue o grupo para ter sempre um oásis para descansar. Esta serpente é, também, uma amiga do leão, prometendo-lhe um fim pacífico quando estiver demasiado doente e cansado.

De terriola em terriola o velhote sente-se desesperar, sem causar o mesmo impacto nos que o escutam, e percebendo, também, que o leão que o acompanha deixa de meter medo como antigamente, ao mostrar marcas da idade avançada. Apesar de ser um fascinante contador de histórias que poderia usufruir de várias companhias femininas retorna sempre à sua amada, com quem estaria bem não fosse o desejo de fama e reconhecimento que o impele a viajar.

Na segunda história, o gato segue os mirabolantes acontecimentos em torno de uma encomenda de livros da Rússia. Um homem que dá mais importância aos livros do que à esposa aguarda ansiosamente as raridades que se encontram na enorme caixa, mas não espera que lá dentro se encontre um homem.

Dado como morto ainda que o gato tente explicar que está bem vivo, este homem que viajou entre os livros é um judeu russo que esperava ir parar a um reino judaico em África. Mito ou realidade, alimentados por esta ideia exótica, vários homens organizam uma expedição em busca do tal reino africano, uma aventura na qual se confrontam com outros credos e vontades, resultando em confrontos ora catastróficos, ora divertidos.

O resultado é uma banda desenhada agradável e envolvente, que peca pelo tipo de letra usado (e que torna a leitura difícil). A temática aproveita para mostrar diferentes religiões e a forma como, por vezes, conseguem conviver pacificamente, num misto de respeito e indiferença, ou até diversão, perante as diferenças culturais.

Este duplo volume foi publicado pela Asa.

Um pensamento sobre “O Gato do Rabino -Joann Sfar

  1. Pingback: Resumo de Leituras – Agosto de 2018 (2) | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.