Jogos aos Sábados – Micro robots – Andreas Kuhnekath

Eis uma das novas aquisições que se tornou um dos favoritos para jogar a dois, em final do dia – ainda que seja, também apropriado para jogar com vários jogadores – tantos quantos caibam em redor da mesa! Simples e de jogadas rápidas, é um quebra-cabeças que se vai desenvolvendo cada vez mais suavemente. O problema é quando confrontamos jogadores experimentes com novatos! Para resolver (ou minimizar) esta questão até já criámos uma nova regra!

Não costumando explicar as regras, neste caso vou fazê-lo com o objectivo de tornar mais claro o motivo pelo qual o jogo se torna desbalanceado quando confrontamos jogadores de experiência diferente. Este jogo tem como objectivo conseguir calcular um caminho para que o robot atinja a casa definida pelos dois dados – um indicando a cor e outro o número; sendo que o robot apenas se move ortogonalmente entre casas com o mesmo número ou com a mesma cor.

Lançados os dados, os jogadores tentam, em simultâneo, encontrar um caminho. Não tem de ser o caminho mais curto. Para se vencer basta apenas ser o primeiro a descobrir um caminho e a referir o número de movimentos necessários. De seguida comprova-se o caminho e recebe-se uma ficha. Caso não se consiga comprovar, o que arriscou dá uma das suas moedas a outro jogador. Ganha o jogador que conseguir cinco fichas.

E aqui surge o problema. Quando confrontamos jogadores experientes com aqueles que se estão a iniciar no jogo, é quase impossível os novatos ganharem. De forma a contrariar, passámos a usar uma nova regra (que pode ser usada apenas no período de integração) – todos passam a ter o mesmo tempo para descobrir a solução, sendo que ganha o(s) jogador(es) que descobrirem o caminho mais curto.

Visualmente, Micro robots é competente, mas quase banal, ainda que o aspecto tenha relação com o tema. O tabuleiro é construído por quatro peças que podem construir várias combinações diferentes e a caixa é pequena e de fácil transporte. A rapidez com que pode ser jogado transforma-o num jogo passível de ser jogado ao final do dia, ou com vários amigos.

De realçar que este jogo é apropriado para grandes grupos – dado que a tentativa de encontrar um caminho é em simultâneo pelos vários jogadores, o jogo está limitado apenas ao número de jogadores que couberem em seu torno.

Um pensamento sobre “Jogos aos Sábados – Micro robots – Andreas Kuhnekath

  1. Pingback: Jogos aos Sábado – Arraial | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.