Start Realms é um jogo de cartas rápido e fácil de aprender que possui uma combinação de mecânicas de construção de baralho (deck building), gestão de mão (hand management) e compra de cartas de um conjunto disponível (card drafting). De uma forma simplista, o jogo tem como objectivo a destruição do Império adversário sem que o nosso seja destruído.

Para cumprir tal objectivo, o jogador vai adquirindo cartas mais fortes entre as que estão disponíveis na mesa, construindo bases para combinar poderes com os das naves, e infligindo dano ao adversário. As cartas possuem, sucintamente, três tipos de poderes base: pontos de dano, moeda e recuperação de pontos.

Para além destas características, algumas cartas possuem capacidades adicionais, como a de retirar cartas do nosso baralho (aumentando a probabilidade de nos sairem melhores cartas) de comprar outras cartas a custo 0 ou de se transformarem em outras cartas. Muitas das cartas têm o símbolo da facção a que pertencem e a combinação de cartas da mesma facção permite o uso de poderes adicionais.

Os pontos de vida iniciais não são muito elevados e são, normalmente, difíceis de recuperar, pelo que o jogo costuma ser rápido. A simbologia das cartas é de fácil apreensão resultando em jogadas fluídas e num jogo rápido. Em termos visuais, o jogo possui um tema de ficção científica, com naves e bases espaciais que usa eficazmente nas cartas, ainda que em termos de aproveitamento do tema resulte, sem ser imersivo.

Star Realms possui um baralho base, mas várias outras variantes que podem ser adquiridas à parte. Ainda que a compra de um baralho só permita o jogo a dois existem adições que o podem transformar num jogo para quatro jogadores. Para quem quiser experimentar o jogo antes de o comprar, existe uma APP gratuita que permite jogar nos modos simples e médio (para mais modos de jogos é necessário pagar a aplicação).

Star Realms foi publicado em Portugal pela Devir.

Outras entradas sobre jogos de tabuleiro