Jogos ao Sábado – Reef

Descrito por alguns como sucessor do Azul (por ser um jogo de mecânicas simples e jogadas rápidas) Reef permite que, novos jogadores e experientes, desenvolvam estratégias mais ou menos complexas consoante a sua experiência.

Do ponto de vista visual, Reef é agradável e tem corais como tema, sendo que cada jogador possui um tabuleiro no qual tem de empilhar as peças de corais para construir um determinado padrão. As peças são melhores do que parecem nas fotos, de plástico pesado e suaves ao toque, constituindo muitas vezes uma surpresa para quem vê o jogo ao vivo pela primeira vez.

Para colocar peças no coral e pontuar os padrões o jogador usa as cartas que tem na mão. A cada jogada podemos comprar uma carta ou usar uma carta, e cada carta tem duas secções, uma superior que indica as peças que podemos acrescentar ao nosso coral, e uma inferior que indica o padrão que pode ser pontuado (sendo que cada padrão é pontuado tantas vezes quantas as que existir no tabuleiro do jogador).

Dado que tenho como objectivo comentar o jogo, não vou detalhar as restantes regras (podem consultar o livro de regras), mas, como podem perceber é um jogo de jogada rápidas em que, dependendo da experiência do jogador, pode ser jogado pensando apenas na próxima carta a pontuar, ou tendo em vista repetições de padrões para se conseguirem pontuações mais elevadas, mas mais demoradas de concretizar.

De explicação rápida, Reef é um jogo em que conseguimos integrar facilmente novos jogadores, ainda que estes se baralhem com a simbologia das cartas nas primeiras jogadas – a separação das duas componentes (peças a colocar e combinações a pontuar) não é suficiente e causa sempre confusão durante todo o primeiro jogo. Ainda, a representação gráfica de um dos padrões (quantas peças de uma cor em torno de outra) também é de difícil apreensão.

Apesar deste detalhe visual nas cartas (que é ultrapassado após alguns jogos) Reef é um jogo extremamente agradável mas que não se tornou tão marcante ou viciante quanto Azul.

Outras entradas sobre jogos de tabuleiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.