A G Floy anuncia o lançamento do primeiro livro de Criminal, uma série de banda desenhada brutal da dupla Ed Brubaker e Sean Philips. Brutal, não só no sentido de violenta, mas também na excelente forma como se apresenta, mostrando a história de várias personagens, interligadas nos seus percursos rumo à violência. A violência surge, neste volume, no seguimento de uma série de acontecimentos que tornam a situação inevitável. Não surge desagregada, nem dissociada de contexto, mostrando-se como um caminho percorrido e que é, para estas personagens, o único destino possível. Aos interessados num comentário mais detalhado, deixo a minha opinião para os dois livros de Criminal – Livro 1 e Livro 2.
Eis informação mais detalhada sobre este lançamento, fornecida pela editora:
O primeiro volume de um dos mais aclamados comics policiais do século 21, vencedor de seis prémios Eisner e dois prémios Harvey, incluindo Melhor Escritor e Melhor Nova Série. E não se esqueçam, Ed Brubaker estará presente este ano no Comic Con Portugal!
Duas histórias que dão início a uma das mais famosas séries de sempre. Em Cobarde, a típica história de um assalto é virada de pernas para o ar. Leo consegue planear os golpes perfeitos, mas só se estiver convencido que o trabalho é seguro, e que não vai acabar no sítio a que ele pertence: a prisão. Mas o que acontece no dia em que ele terá finalmente de provar se é ou não um cobarde? Na segunda história, Tracy Lawless, que escapou à cidade fugindo para as forças armadas, é arrastado pelo seu passado de volta a casa, para investigar e vingar a morte do irmão. Ninguém sabe quem ele é enquanto revira o submundo do crime à procura de respostas. Mas o acaso irá levá-lo a descobrir até que ponto esse passado o condenou a ele e aos que o rodeiam.