Os livros de Glen Cook são reconhecidos pela forma como retratam os combatentes, tendo, inclusivé, vários fãs entre militares ou ex-militares. Este reconhecimento advém, segundo o autor, de retratar as suas personagens como combatentes que fazem o que têm a fazer. Não que gostem particularmente desse seu papel, mas conseguem desempenhá-lo com eficácia.

Adicionalmente, estes combatentes encontram-se num mundo fantástico, criando-se uma combinação que se afasta dos habituais mundos fantásticos que são perfeitos e romanceados.

A Rosa Branca pertence à série fantástica As crónicas da Companhia Negra e foi lançado recentemente pela Saída de Emergência. Deixo-vos com a sinopse disponibilizada pela editora:

A Companhia Negra esteve à beira da ruína depois de fugir de Zimbro e da Senhora, a terrível feiticeira que espalhou a sua maldade pelo mundo. Agora, a partir de uma base secreta na Planície do Medo, onde até a Senhora hesita em ir, o grupo de mercenários procura tornar vitoriosa a Rosa Branca.

Porém, uma grande ameaça paira sobre os dois lados do conflito: o Dominador, o marido da Senhora, pode estar a planear uma tentativa de se libertar do seu túmulo, e, se o conseguir, todas as grandes batalhas que já foram travadas parecerão meras escaramuças. Diante de um inimigo em comum, é necessário tomar decisões inesperadas que testarão as lealdades e decidirão o destino do conflito.