Despojos da Noite – Ração do Dia – Maria Reis

Despojos da Noite foi o conto vencedor do Concurso Literário Alimentopia, organizado pelo Projecto Alimentopia / Utopian Foodways. Trata-se de uma distopia futurista que decorre em altura incerta mas nos leva para uma sociedade de profundos contrastes.

A história centra-se numa rapariga que vive numa aldeia com os seus pais. As condições neste local são um retrocesso civilizacional – as escolas foram suspensas e todos os esforços de trabalho são direccionados na produção de bens que permitam uma guerra infindável. As refeições resumem-se a comprimidos sem sabor, com designações com Maçã e Leite.

Tudo muda um dia, quando a jovem é levada para a grande cidade, para servir numa casa. Aqui encontra condições muito diferentes – para além de água canalizada e de uma casa com todas as mordomias, encontra alimentos a sério e rituais que não compreende.

Este conto é bastante curto, sem apresentar grande caracterização ou desenvolvimento da personagem. Dedica-se, sobretudo, a detalhar as diferenças na sociedade, justificadas por uma guerra e um inimigo comum – elemento bastante comum em qualquer distopia e que resolve o motivo pelo qual se instalam controlos e se reduzem as condições económicas.

Aliás, este conto possui vários elementos em comum com algumas distopias, sem se distinguir propriamente em detalhes, excepto pela forma como a comida é distribuída. Precisaria, decerto, de mais páginas para se compor e expor, detalhando a sociedade e as motivações para as discrepâncias sociais. É, no entanto, um conto competente e bem escrito, ainda que, em termos narrativos não traga muito de novo ao que já existe nas distopias.

Esta história está disponível na página da Universidade.

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.