Codex Naturalis é um jogo visualmente atraente que tem sido comercializado numa caixa metálica que cativa a nossa atenção. Tivemos a possibilidade de o experimentar no Leiriacon, e rapidamente o encomendámos da Amazon (por não termos encontrado em nenhum dos nossos fornecedores habituais).

Trata-se de um jogo para 2 a 4 jogadores, que decorre entre 20 a 30 minutos, em que temos de gerir as cartas que temos na mão. Para tal, à vez, os jogadores irão jogar uma carta e captar uma carta.

Enquadramento temático

O jogo terá como tema o continuar o trabalho de um monge, Tybor Kwelein, para compilar as páginas de um manuscrito que lista as espécies de uma floresta. Para se poder desenvolver o manuscrito as espécimes devem ser sacrificados, e as páginas devem ser colocadas numa determinada ordem.

Na realidade, esqueçam todo este enquadramento que apenas serve de desculpa para o aspecto visual do jogo. As cartas podem ter uma de quatro cores diferentes, sendo que cada cor corresponde a um tipo de espécies – plantas, fungos, insectos e outros animais.

O jogo

Codex Naturalis é uma corrida aos pontos! O jogo termina no turno em que um jogador atingir ou ultrapassar o limiar de 20 pontos. O jogo decorre por turnos, sendo que, na vez do jogador, o mesmo deve adicionar uma carta à sua área de jogo e escolher uma carta para a mão. Algumas cartas possuem requisitos para serem colocadas (que podem ser visualizados na parte inferior da carta) e algumas cartas conferem pontos quando são adicionadas.

As cartas devem ser adicionadas num dos cantos disponíveis das cartas colocadas anteriormente, sendo que cada jogador começa com uma carta inicial. Todas as cartas possuem dois lados. No caso das cartas inicias, o jogador deve escolher um dos lados para iniciar a sua área de jogo. Em quase todas estas iniciais, um dos lados possui símbolos a meio da carta (que ficarão, portanto, disponíveis durante todo o jogo) mas menos cantos disponíveis, e o outro lado possui os quatro cantos disponíveis mas símbolos apenas nos cantos que terão de ser sobrepostos. As restantes cartas do jogo também pode ser jogadas ao contrário, disponibilizando quatro cantos para jogo e um símbolo permanente.

Após a colocação de uma carta na área de jogo, a captação de uma nova carta deve fazer-se entre as que se encontram disponíveis. Existem dois molhos de cartas, sendo que se encontram expostas três cartas de cada molho. Num dos molhos, as cartas possuem detalhes dourados no verso. Estas cartas possuem, de forma geral, requisitos mais elevados, mas possibilitam, também, maiores pontuações.

Para além dos pontos proporcionados pela colocação de cartas, existem objectivos públicos e objectivos privados. Cada jogador vai escolher, no início do jogo, um dos dois objectivos que lhe são fornecidos para ser o seu objectivo privado. Os objectivos públicos são dois e encontram-se visíveis desde o início do jogo. Os objectivos podem pontuar por quantidade de símbolos visíveis, ou por determinado posicionamento das cartas.

Os componentes

Ainda que o material dos componentes não seja de uma qualidade extraordinária, este ponto é um daqueles em que o jogo se destaca. As cartas apresentam uma das quatro cores, podendo conter detalhes em dourado que contrastam agradavelmente. Os desenhos são variados, existindo, por exemplo, vários tipos de animais nas cartas azuis, ou vários tipos de plantas nas cartas verdes. Para além do design das cartas, a caixa metálica dá, também, um toque especial ao jogo. Os restantes componentes são normais, em madeira colorida, servindo para marcar a pontuação de cada jogador.

O jogo possui um tabuleiro para marcação de pontos, bem como cartas de início de jogo (em baixo à esquerda), cartas de objectivos (em baixo à direita) e cartas para se adicionar à área de jogo de cada jogador (no centro, imediatamente abaixo da caixa).

Experiência de jogo

Após 2 ou 3 jogos, Codex Naturalis não tem muito mais a mostrar. Os jogadores tentam prosseguir até aos 20 pontos o mais rapidamente possível, ao mesmo tempo que tentam concretizar os objectivos públicos e privado. A variedade entre jogos advém dos objectivos públicos e privados, bem como das cartas iniciais e das cartas que vamos podendo captar. Poderá existir alguma diferença de complexidade entre objectivos, já que aqueles que correspondem à posição das cartas são menos concretizados.

A interacção é reduzida. Por um lado, devemos estar atentos aos pontos efectuados pelos restantes jogadores. Por outro, após jogarmos uma carta, a que iremos buscar deverá ser escolhida de entre as que se encontram expostas.

Esta simplicidade tem, claro os seus aspectos positivos, sendo um jogo que facilmente apresentamos a novos jogadores, obtendo um rápido sucesso na sua compreensão. É, também, dado o seu tamanho, um jogo que levamos muitas vezes na mala para podermos jogar, sendo que tem como único condicionante, o espaço que ocupa na mesa.

Estas cartas são distribuídas por todos os jogadores (uma por jogador) e constituem a primeira carta da área de jogo. Podem ser colocadas em qualquer um dos versos, sendo que de um lado encontramos mais símbolos ao centro mas menos cantos disponíveis, e no outro encontramos apenas símbolos nos cantos e todos os cantos estão disponíveis.

Opinião

Codex Naturalis faz parte da nossa colecção de jogos pequenos que são levados para qualquer lado. O seu tamanho reduzido e a caixa metálica permitem garantir que cabe em espaço reduzido e que os componentes serão protegidos.

A sensação de jogo é agradável. Após experimentar com diferente número de jogadores, já sabemos como deverá decorrer, e dentro de que espaço de tempo. É fácil de ensinar e de compreender. As regras são lógicas para quem está habituado a este tipo de jogos, sem nada que pareça muito incoerente. A sua previsibilidade poderá fazer com que se cansem dele, mas até ao momento, ainda não aconteceu cá em casa.

O maior destaque do jogo é, sem dúvida, o visual. A combinação das várias cores com o dourado dão-lhe um aspecto interessante e atractivo, sendo um dos jogos deste tipo mais elogiados pelos vários jogadores a que temos apresentado.

Existem várias cartas de objectivo, mas que encaixam, de forma genérica, em três tipos: pontos por símbolos visíveis dourados, pontos por símbolos visíveis de uma determinada cor, ou pontos por um determinado posicionamento das cartas.

Conclusão

Codex Naturalis é um jogo relativamente barato (pode ser adquirido por 15€) que proporciona diversão suficiente em relação ao valor de aquisição. Visualmente é muito agradável, tem sido uma escolha recorrente, quer para jogar fora de casa (dado o seu reduzido tamanho) quer para apresentar a novos jogadores ou a jogadores inexperientes.