Imaginários 1 – Vários autores

A nova colecção Imaginários, pela Draco Editora pretende trazer vários géneros de Fantasia, pela mão de diversos autores. Este é o primeiro volume, que reúne contos de 11 autores distintos, com histórias que vão desde a ficção científica futurista, ao típico shaman tribal.

A primeira história é de Gerson Lodi Ribeiro, autor brasileiro conhecido pelas suas histórias no género da História Alternativa. Este conto leva-nos para um futuro onde os seres humanos podem viver séculos, pelos olhos de um homem que se encontra no funeral da esposa. O amor que sente é, ainda, forte, perpetuado pelos chips que não mandou desactivar, sentimentos esses fortalecidos com o retorno da irmã gémea da esposa. Apesar de ter achado o desenrolar da história previsível, o que me chamou à atenção neste conto foi a forma como alguns desenvolvimentos tecnológicos afectaram o estilo de vida.

O conto seguinte foi um dos meus favoritos, pela sua originalidade e bom humor –Eu, a Sogra de Giulia Moon; onde uma bruxa moderna inicia um feitiço que apenas pode ser realizado de 30 em 30 anos. Interrompida pela visita do filho que pretende apresentar a esposa, estraga a receita no caldeirão. Mas quando pensava estar tudo perdido, o filho apresenta os kits de feitiços instantâneos em micro-ondas que inventou.

Entre histórias de visitas alienígenas, destacaria Twist in my sobriety e Veio … novamente. O primeiro, de Flávio Medeiros apresenta-nos um futuro onde extraterrestres terão fornecidos, aos seres humanos, meios para a reconstrução ecológica do planeta. Como troca, os humanos deveriam permitir aos alienígenas a observação de todas as suas acções, inclusive no interior das casas. Estes seres estranhos mantém sempre um papel neutro, nunca intervindo, nem para ajudar um ser humano que precise de auxílio.

O segundo conto, de Jorge Luiz Calife, relembra os contos mais típicos de visitas extraterrestres: Helen e a filha encontram-se numa casa de férias no deserto quando, ao aguardar o marido de noite, cai do céu um objecto que não se assemelha a um meteoro. Com linhas telefónicas cortas e telemóvel sem sinal, Helen resolve ir ao encontro no marido e pega no jipe.

Contingência, ou tô pouco ligando é outros dos contos que gostei na antologia. Da autoria de Martha Argel, conta e reconta uma história, o que foi e o que poderia ter sido, dependendo da ocorrência de um pequeno facto – um acidente de autocarro, uma análise incompetente, ou simplesmente o pisar de um insecto. Um exercício em torno da teoria do caos, torna-se uma história engraçada.

Planeta Incorruptível de Richard Diegues encerra esta antologia, transportando-nos para um planeta Terra onde os seres humanos se extinguiram e uma espécie alienígena explora restos de santos em busca de matéria psi. Em torno dos santos encontram-se elementos religiosos, o que resulta em várias discussões em torno do poder dos deuses comparando o dos alienígenas com o terrestre. Ainda que, normalmente, temáticas religiosas não me atraiam, gostei da forma como a história se desenrola e da visão externa que nos fornece da religião católica.

9 pensamentos sobre “Imaginários 1 – Vários autores

  1. Pingback: fantastik.com.br - » chamada1

  2. Era interessante é que estas editoras fizessem acordo com alguma distribuidora portuguesa …
    tem havido alguns interessados em adquirir os livros, mas os portes nos sites que enviam para Portugal são muito elevados…

  3. Pingback: Imaginarios 2 – Vários autores « Rascunhos

  4. Pingback: Noticias fantasticas (19.01.2010) « Rascunhos

  5. Pingback: fantastik.com.br - » chamada2

  6. Pingback: Novidades Fantásticas e FC (04.07.2010) « Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s