Resumo de Leituras – Abril (4)

aliete scattered

57 – Scattered among Strange Worlds – Aliette de Bodard – pequeno volume que contem duas histórias da autora, Scattered Along the Rivers of Heaven e Exodus Tides. Ambas falam de êxodos populacionais derivados de guerras ou desastres ambientais, mas enquanto a primeira é carregada de nanotecnologia, a segunda apresenta-nos uma civilização aquática destroçada. Ambas são boas histórias, mas gostei bastante mais da segunda pela fragilidade e ingenuidade da segunda.

Lisboa-no-Ano-Três-Mil-Capa

58 – Lisboa no ano três mil – Cândido de Figueiredo – disponibilizado recentemente pelo Projecto Adamastor, é um olhar curioso de Portugal, um relato do futuro para o passado deste peculiar país carregado de tráfego de influências, cunhas e favores, onde os títulos se sobrepõem à obra feita e as promoções sociais são filtradas para que não façam sombra a quem os promove.

carpet makers cover

59 – The Carpet Makers – Andreas Eschbach – uma das melhores leituras dos últimos tempos. Aparecendo como obra de fantasia, pode ser também enquadrado como ficção científica, centrando-se num planeta onde todo o sistema económico assenta sobre a produção de carpetes de cabelo humano, destinadas a adornar o palácio do Imperador – figura distante e soberana, adorada como um Deus que dá propósito à vida de todos. História a história vamos conhecendo esta civilização e percebendo que existe um vasto império intergaláctico.

conjurados

60 – Os conjurados – Jorge Luís Borges – pequeno conjunto de contos e versos publicado na colecção Biblioteca de Verão do Diário de Notícias, algumas mais aprazíveis que outras. Claro que algumas são excelentes, mas outras pouco me ficaram na memória.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s