Últimas aquisições

IMG_2950

A lenda de Despereaux vem alimentar o meu pequeno gosto em ler, de quando em quando, livros juvenis, que, se não forem condescendentes conseguem ser boas histórias.

Despereaux Tilling, um pequeno mas corajoso rato, é diferente dos restantes ratos. Os seus sonhos conduzem-no para fora do mundo dos ratos e para o mundo das pessoas e das ratazanas. Pelo caminho, ele descobre algumas coisas surpreendentes sobre si mesmo e sobre aqueles que o rodeiam. No final, Despereaux descobre que mesmo o ratinho mais pequeno pode ser corajoso e bem sucedido como qualquer cavaleiro andante.

IMG_2974

A estrada de Oxiana de Robert Byron (também adquirido em segunda mão) faz parte da belíssima colecção de literatura de viagem da Tinta-da-china e retrata a viagem de Robert Byron, em 1933 pelo Médio Oriente até ao seu destino, a  Torre de Qabus.

IMG_2980

Robert Harris é o autor de Enigma, um bom livro de ficção histórica que foi publicado na colecção de Romances históricos do Público, um livro sobre os trabalhos de encriptação desenvolvidos durante a Segunda Guerra Mundial que recorre ao mítico Turing para nos apresentar um seu discípulo, um jovem que teria tido um papel bastante importante na guerra. O Oficial e o espião encontrava-se como livro da semana na Bertrand e parece explorar uma combinação semelhante de enigmas e história num romance movimentado.

Obras reunidas de Juan Rulfo apresenta as várias obras do autor. O nome teria-me-ia passado despercebido, não fosse pela referência em Viagens à Ficção Hispano-americana que indica este autor como estando na origem do boom da literatura hispano-americana, antes de Gabriel Garcia Marquez, Mario Vargas Llosa, ou Cabrera Infante.

IMG_2983

Estes são os dois livros que chegaram esta semana, resultantes das parcerias com editoras. Panos Karnezis é o autor do aclamado Labirinto, publicado em Portugal pela Cavalo de Ferro. À direita encontra-se uma das mais recentes histórias distópicas de autoria portuguesa, de Samuel Pimenta, cujo comentário não tarda (já o li, entretanto).

IMG_2989

Para além das edições regulares das colecções de Super-heróis DC (pela Levoir em parceria com o jornal Público) e da Marvel (pela Salvat) adquiri o segundo volume de Low, uma história futurista de ficção científica, de história deprimente, onde, depois de ter sobrevivido a um apocalipse, a humanidade se escondeu na profundidade dos oceanos. As cidades que aí se instalaram passam várias dificuldades e encontram-se declínio. E a esperança que nunca larga os seres humanos? Existe, mas é rara.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s