Últimas aquisições

IMG_3833

Branca de Neve e os 700 anões é mais um dos livros de Vilhena que terão sido censurados, tanto pelo carácter subversivo como pelas figuras, de teor considerado imoral. Recentemente foi publicado, pela E-Primatur o volume História Universal da Pulhice Humana pelo mesmo autor. Este Branca de Neve e os 700 anões terá sido lançado em 2014, mas só agora o comprei, encontrando-se a bom preço em qualquer livraria.

IMG_3840

O Concílio do Amor de Óscar Panizza foi um dos livros referidos na última sessão de Recordar os Esquecidos (e que hei-de resumir brevemente). Foi daqueles que tive de comprar logo pela vívida descrição que foi feita. Este livro será uma provocação – a história decorre no céu, onde podemos encontrar seres éteros, como querubins ou anjos, mas também Deus, apresentada como uma figura velha, triste e decadente. Na realidade, do conjunto de seres, o único inteligente será O Diabo.

IMG_3815

The Bestiary é o mais recente projecto de Ann Vandermeer, um pequeno volume que apresenta vários monstros, cada um imaginado por um autor diferente. A acompanhar a descrição encontramos pequenas histórias e belíssimas ilustrações que fazem deste livro um elemento especial na estante. Deixo-vos algumas fotos do cuidado interior.

IMG_3820

IMG_3821

IMG_3847

O Bibliófilo Aprendiz de Rubens Borba de Moraes foi um volume que descobri na livraria Almedina. Neste livro o autor disserta sobre a arte de coleccionar livros, referindo quer truques para a aquisição de volumes raros, quer para a sua preservação. Com algumas ideias geniais, diria que é um volume obrigatório para todos os que gostam de ler sobre livros e sobre a arte de criar uma biblioteca (ainda que a arte de bibliófilo seja muito mais do que isso).

IMG_3859

Depois de ter adorado A Saga de Gosta Berling, bem como o conjunto de contos, O Livro das Lendas, procurei outros livros da autora publicados em Portugal, tendo encontrado este Os Milagres do Anticristo, do qual vos deixo a sinopse:

Um romance magistral e um dos mais representativos na obra de Selma Lagerlöf, «Os Milagres do Anticristo» conta-nos a história de um ícone religioso – e de uma sua réplica com a inscrição O Meu Reino É Só Deste Mundo. A história começa em Roma, no tempo do imperador Augusto, no exacto momento em que este se prepara para ordenar a construção de um novo templo consagrado a si próprio. Uma visão adverte-o de um futuro culto que a sua cidade dedicará a Cristo, e o templo é consagrado a este novo Salvador do mundo. O ícone que o representa atravessa séculos e lugares. A sua réplica, feita por um viajante, chega a uma pequena aldeia no monte Etna, onde começa a fazer milagres até se descobrir a sua identidade profana.

IMG_3699

Estes são três das  mais recentes aquisições de banda desenhada, publicados pela Image. Wytches tem sido um dos volumes mais referidos quando se fala de banda desenhada de horror e, já o tendo lido, posso comprovar que é excelente, aproveitando alguns dos medos mais profundos dos seres humanos, num cenário comum e, à primeira vista, pouco ameaçador.

Descender é uma banda desenhada de ficção científica onde encontro influências (ou ideias semelhantes) a outras obras do género literário, como Battlestar Galactica ou A.I. A personagem principal é um pequeno robot de companhia, construído para integrar uma família humana, mas que acorda descobrindo que a sua família desapareceu e que, nos longos anos que decorreram desde que esteve acordado, as máquinas se revoltaram.

Por sua vez, Elephantmen 2260 foi falado aquando da inauturação da Exposição de pranchas originais na Leituria, despertando interesse por ser um projecto que integrou, em volumes posteriores, um desenhador português, Carlos Pedro, autor de Salomão.

IMG_3870

Cidade-túmulo foi uma recente descoberta numa livraria, volume único disponível, de uma banda desenhada antiga de David Soares. Já Southern Bastards é o mais recente lançamento da G Floy, apresentando um ambiente típico da América ignorante interior, em que todos sabem da vida uns dos outros, mas escolhem não ver para poderem viver descansados. Até que um elemento disruptivo chega à cidade – um elemento de moral rígida que agirá correctamente.

IMG_3864

4 pensamentos sobre “Últimas aquisições

      • Sim, chegou na sexta. Muitos atrasado dos correios por causa da greve e feriados, demorou mais do que esperado mas chegou. Já agora, qual a língua em que preferes ler banda desenhada, ingles ou portugues?

  1. Prefiro ler sempre na lingua original – sejam livros,seja BD, se souber ler na lingua original. Ou seja, espanhol e ingles tudo bem. Se for FR para banda desenhada tb, vai devagar, mas vai. Depois entram outros factores – se houver publicação em PT a preço equivalente, compro PT para apoiar a produção nacional. Se for tradução BR quase nunca. A Levoir e a G Floy têm publicado muita coisa em capa dura a preço acessível, pelo que tenho aproveitado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s