IMG_7545

Os heterónimos de Fernando Pessoa já deram azo a muitas e diversas teorias sobre estas diferentes personagens sob o nome das quais escrevia expressando estilos e pontos de vista bem diferentes. Em A Vida Oculta de Fernando Pessoa os heterónimos têm uma origem e explicação sobrenaturais.

Tudo começou na infância, quando o pai faleceu. Foi aí que tomou conhecimento de uma sociedade secreta responsável por eliminar o mal que grassa infectando homens e mulheres que devem ser eliminados antes de se transformarem em seres acéfalos e perigosos.

IMG_7502

Conhecendo cada pessoa antes de a eliminar, Fernando Pessoa encontra nos heterónimos uma forma de se expiar, e de honrar a pessoa, transmitindo para a escrita, a filosofia de cada um dos que eliminou. Assim se explicam as tão diferentes perspectivas que se apresentam em cada texto.

IMG_7506

Melancólico e sombrio, A vida oculta de Fernando Pessoa apresenta uma perspectiva engraçada e sobrenatural do escritor que entra, lentamente, numa espiral de culpa e depressão. Acompanhando estes sentimentos, cada vez mais fortes, encontramos os episódios que progressivamente deixam de conter insinuações e referências à doença para passar a apresentar episódios cada vez mais demonstrativos.