André F. Morgado é o autor de A Vida Oculta de Fernando Pessoa, um livro lançado pela Bicho Carpinteiro que na época teve uma boa recepção pela crítica portuguesa. Seis anos depois o autor regressa com novo livro, agora lançado com A Seita, e desenho de Rodolfo Oliveira.

A história

George Walden é uma daquelas pessoas incapazes de ter uma boa ideia, seja para o negócio, seja para inventar histórias e mentiras. Em compensação, George vende ideias. Mas como é que alguém que não tem ideias, pode vendê-las? Bem, este homem fez um pacto com o diabo, e a extensão da sua vida depende das ideias que vai conseguindo vender. Apesar da monotomia do negócio, tudo parece mais ou menos encaminhado (ou pelo menos sustentável) até conhecer uma jovem que o leva a desafiar o quotidiano.

Crítica

O Infeliz Pacto de George Walden parece um típico álbum franco-belga, com uma história que pode ser comparada ao estilo de Zidrou ou de Lafebre, pela forma como apresenta uma história trágica, mas envolta num humor peculiar que eleva o ambiente, mas também torna as reviravoltas mais irónicas e mais duras.

Sem entrar em grandes detalhes, a caracterização das personagens é suficiente, conferindo-lhes particularidades que lhes dão uma aura caricata. A história centra-se sobretudo em George e em Penélope e na forma como se relacionam, mantendo o diabo como figura secundária mas determinante para o futuro de todos.

O desenvolvimento da história é rápido e cadenciado, colocando pequenas reviravoltas positivas e negativas que vão fazendo avançar o texto de forma constante, explorando pequenos conflitos e desentendimentos que se vão tornando cada vez mais marcantes.

O resultado é uma história melancólica mas envolvente, com um desenho expressivo que complementa bem a narrativa. É uma boa história que facilmente, a meu ver, poderia ser publicada noutros mercados. De destacar, no final, um caderno de extras onde encontramos desenhos excepcionais de desenhadores convidados como Joana Afonso ou Jorge Miguel, entre outros.

Conclusão

O Infeliz Pacto de George Walden é uma excelente história publicada pela editora A Seita que se destaca pela coesão e cadência da narrativa, e pelo desenho expressivo que o acompanha. É uma das grandes leituras dos últimos meses!