Um gladiador só morre uma vez – Steven Saylor

Há muitos anos que não lia um livro de Steven Saylor mas recordava-me com algum carinho da personagem principal, um investigador romano, Gordiano, que gradualmente se vê casado com a sua anterior escrava egípcia, pai adoptivo de um menino mudo (mas perspicaz) e pai biológico de outras duas crianças.

Ao longo da série Roma Sub-Rosa o autor vai desenvolvendo a personagem, fazendo-a evoluir ao longo de décadas, cada vez mais velho e cansado, mas mais inteligente, apesar de cair nalgumas esparrelas por conta das suas boas intenções. A dinâmica entre ele e a ex-escrava é interessante, bem como a perspectiva que nos dá da sociedade romana, na qual investiga crimes e desaparecimentos difíceis.

Ao contrário dos restantes livros em que se explora um único mistério, este é um livro de contos, um livro de pequenos casos resolvidos mais rapidamente, alguns mistérios que se conseguem resolver facilmente pelo leitor, outros mais obscuros e, até, divertidos. Como investigador Gordiano vai conhecendo algumas personagens importantes ainda que, como cidadão de classe baixa, não tenha sempre um reconhecimento de igual para igual.

Os mistérios, mortes, desaparecimentos e conspirações, são as justificações para explorar partes importantes da história do Império Romano, desde a revolta dos gladiadores, às perigosas incursões de Sertório, sem faltarem as múltiplas menções a Cícero, uma personagem controversa e de rápida ascensão política.

Um Gladiador Só Morre uma Vez é uma leitura interessante e leve, que explora de forma diferente a personagem de Gordiano, proporcionando vários episódios engraçados para quem já conhece as personagens. Para quem não conhece poderá revelar-se demasiado simplista.

Um Gladiador só morre uma vez foi publicado pela Bertrand Editora.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s