Valerian Vol.7 – A Ira de Hypsis / A Grande Fronteira – Christin Mézières

O sétimo volume continua a história iniciada na primeira, onde a acção se passa essencialmente durante o século XXVIII. Depois das pistas seguidas ao longo do volume anterior, Valerian e Laureline perscrutem os mares do Norte em busca de uma embarcação suspeita. A bordo encontram-se algumas espécie alieníngenas que dão, para além do ar exótico, um colorido nas suas interacções peculiares com o que os rodeia.

Quando finalmente encontram a embarcação alvo o que encontram é surpreendente, uma sátira à religiosidade humana, que pode pôr termo a toda a humanidade, ou pelo menos à história futura e ao desenvolvimento conforme nos foi apresentado nos primeiros volumes.

Na segunda história deste volume encontramos um casal de alienígenas poderosos que finalmente se irá unir. Parecem o par perfeito, até se perceber que o elemento masculino é um pouco mais diferente do elemento feminino do que seria de supor. A partir daqui saltamos para a Terra, onde Valerian e Laureline estão empenhados em evitar uma sucessão de desastres nucleares.

Iniciando-se com uma visão esplendorosa da multiplicidade inteligente do Universo, e da difícil interacção e convivência entre as diferentes espécies, esta história prossegue com uma reviravolta interessante. Laureline e Valerian demonstram, uma vez mais, as suas inúmeras capacidades, com Laureline a desempenhar o papel principal nas missões.

Um pouco mais centradas no ambiente Terrestre (o que é, para mim, uma componente menos interessante) estas histórias possuem, mesmo assim, vários elementos originais que tornam a leitura fascinante. A interacção entre os dois agentes aprofunda-se e o uso recorrente de espécies caricatas já conhecidas ajuda a criar o elemento cómico que desanuvia a importância das missões.

A série Valerian está a ser publicada pela Asa em parceria com o jornal Público.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s