Ficção científica – algumas adaptações interessantes

A mais recente trilogia de Jeff Vandermeer (publicada em Portugal pela Saída de Emergência) foi adaptada para o cinema. Pelo menos o primeiro volume. Infelizmente, por decisão comercial não será vista nas salas e deverá ser distribuída para a Netflix. As expectativas para o filme são grandes, não só pela história, mas pelo elenco. Recordo que o primeiro volume, Aniquilação, possui uma história carregada de elementos estranhos e com alguns cenários baseados na visita do autor a Portugal (mais concretamente à Quinta da Regaleira).

Carbono alterado, publicado em Portugal também pela Saída de Emergência, é um livro movimentado que se encaixa no género Cyberpunk. Num futuro não muito distante, a sociedade é comandada por empresas poderosas que não se importam de exercer o seu poder contratando forças de elite. Nesta realidade a consciência das pessoas pode ser armazenada digitalmente, o que possibilita a utilização de novos corpos após o esgotar do primeiro. É, no entanto, uma possibilidade cara. O livro foi recentemente adaptado para série televisiva.

Electric Dreams é uma das mais recentes adaptações dos trabalhos de Philip K. Dick que, neste caso se baseia em vários contos do autor. A série está a ser lançada pela Amazon (EUA) e pelo Channel 4 (Reino Unido). As obras do autor estão a ser publicadas em Portugal pela Relógio d’Água.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.