A recruta dos azuis – Os túnicas azuis – Willy Lambil e Raoul Cauvin

De tom leve e divertido, Os Túnicas Azuis baseia-se na dinâmica entre duas personagens – um homem que deseja a carreira militar mas que, por medo da mãe, não prosseguia, e um taberneiro que nunca pensou em integrar o exército. Nesta história explica-se como se aproveitou um momento de menor discernimento de ambos para os fazer integrar no exércioto.

Antes de iniciar a sua carreira militar, Chesterfield trabalhava como aprendiz num talho, fugindo dos olhares sedutores da filha do patrão, uma senhora pouco feminina que já tinha passado a idade usual para se casar. Entre o espírito protector da mãe (que vê nos favores da jovem, filha do dono do talho, um futuro promissor) e as histórias de coragem militar contadas pelo pai que se encontra numa cadeira de rodas, Chesterfield sonha secretamente com a farda, mas não ousa demonstrar esse desejo à mãe.

Por sua vez, Blutch tem uma taberna e está contente com esta vida, não aspirando a qualquer outra profissão. Conhece o caso de indecisão de Chesterfield e, após uns quantos copos, uns militares que se encontravam de passagem percebem que esta é uma oportunidade de ouro para captar dois novos recrutas.

Depois de ingressarem, contra vondade, no exército, o progresso até à cavalaria é carregado de sobressaltos e, como já é habitual, vêem-se recorrentemente nas posições mais perigosas e idiotas!

As histórias de Os Túnicas Azuis são curtas e divertidas e esta não é excepção. Aproveitando detalhes históricos bem posicionados (mas sem sobrecarregar a narrativa) e a dinâmica entre as duas personagens consegue divertir o leitor.

A série Os Túnicas Azuis foi publicada pela Asa em parceria com o jornal Público.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.