Os Malditos – Vol.1 – Antes do Dilúvio – Jason Aaron, R. M. Guéra e Guilia Brusco

Caim, o primeiro assassino da história religiosa percorre a Terra em busca da sua própria morte. 1600 anos depois de Adão e Eva terem deixado o Paraíso, a vida na terra tornou-se um verdadeiro Inferno, com diferentes grupos de homens a instalarem a lei do mais forte. Os cenários são desoladores, corrompidos pela presença do Homem que tudo aproveita e destrói, e o alimento escasseia levando às práticas canibais.

Caim vai passando pelas várias comunidades em busca do ser mítico que o poderá destruir – na sua busca encontra uma mãe desesperada pelo destino do filho, uma expressão de amor que recorda a Caim a sua própria mãe. O objectivo de ambos cruza-se quando Caim percebe que quem roubou a criança detém o ser que procura.

Neste mundo implacável em que impera a violência e a escravidão, sobrevivem apenas aqueles que conseguem ultrapassar os laços familiares ou amorosos e fazem dos outros ferramentas para atingir os seus próprios objectivos. Nem Caim, que deu origem ao homicídio, é tão frio e calculista quanto alguns dos restantes seres humanos com os quais se cruza. Em Os Malditos a Terra é um lugar doentio!

O caminho de Caim cruza-se, neste livro, com o de algumas personagens bíblicas – mas não esperem encontrar os homens sábios e honrados que estamos habituados a ver noutros retratos (ainda que o Velho testamento esteja carregado de alusões a um ambiente mais forte do que o retrato romantizado mais actual). Estas personagens bíblicas usam o nome de Deus para a concretização dos seus planos megalómanos e sentem-se superiores aos restantes seres humanos que vêem como possíveis escravos a ser usados.

A violência impera em Os Malditos. Episódio atrás de episódio assistimos a chacinas e lutas, algumas sem outro sentido que não seja o descarregar de uma frustração ou o mero hábito de enfrentar quem ousa cruzar o caminho da personagem. Estas sucessivas cenas de violência conferem ao livro uma forte componente de acção que os autores aproveitam para explorar visualmente em páginas movimentadas de poucas falas e grande manejo de armas.

A série Os Malditos é publicada em Portugal pela G Floy.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.