Pela mesma editora que publicou recentemente Sandman, chega agora ao mercado português Morte, um volume com histórias dedicadas à irmã de Sandman. Trata-se do segundo volume da série que assinala 25 anos de Vertigo. Deixo-vos a sinopse, bem como algumas páginas disponibilizadas pela editora:
Morte, a icónica personagem da série Sandman, de Neil Gaiman, é, como o próprio autor a descreve, uma rapariga “sensível, encantadora, agradável mas também implacável”. Cada página deste volume é uma surpresa, com inúmeras passagens que não só nos fazem reflectir sobre o momento em que tudo estará acabado, quando nos questionaremos sobre o que nos aguarda, mas também sobre tudo o que veio antes disso: a vida. Morte e Vida caminham de mãos dadas. Morte faz-nos pensar acerca do nosso papel na sociedade, mostrando histórias e situações presentes no nosso quotidiano, e das nossas relações afectivas com entes queridos.
A história que abre este volume é O Alto Custo da Vida, a primeira aventura a solo da Morte, publicada originalmente em 1993. Esta primeira história desenvolve uma lenda abordada na série Sandman, de que, um dia por século, a Morte encarna e desce à Terra para conhecer melhor os mortais para quem ela será a visita final. Cheio de diálogos mordazes ao longo da história, O Alto Custo da Vida traz importantes metáforas e questões ao leitor. Viver como uma humana por um curto período de tempo faz com que a Morte aproveite cada segundo como se fosse o último.
Morte: O Melhor Momento da tua vida, publicada originalmente em 1996, é outra das histórias pertencentes a este volume. Desta vez, a Morte tem um papel mais passivo. Acompanhamos a história de Hazel e da sua namorada, a compositora e cantora Foxglove, que por mais que ame imensamente a família que formou com Hazel e o seu pequeno filho, é proibida de assumir a sua homossexualidade, a fim de que não comprometer a sua carreira.
A completar este volume, temos ainda duas histórias curtas: A Roda, ilustrada por Chris Bachalo, em que Gaiman presta uma sentida homenagem às vítimas do 11 de Setembro, e a Morte Fala sobre a Vida, onde a personagem fala sobre a importância do sexo seguro e exemplifica as suas modalidades, com a ajuda de John Constantine (Hellblazer).