East of West é uma série de excelente aspecto gráfico que intercala elementos de fantasia com ficção científica (e pitadas de horror) debruçando-se no Apocalipse que começa com Morte em busca do filho. Os volumes anteriores apresentam-nos as várias facções que governam o mundo, mas centra-se, sobretudo, em personagens chave – já este quinto volume desenvolve a movimentação política destas facções e parece colocar as personagens em locais chave.

Apesar de existirem episódios pesados de grande violência e sadismo (como é habitual nos volumes anteriores) estes são em menor quantidade e menos intensos – este volume é mais pausado e mais centrado em desenvolver personagens. Parece existir, neste volume, uma necessidade de posicionar personagens e de fazer evoluir algumas facções para um propósito definido pelo autor. Talvez por isso, é um volume menos envolvente e, apesar de toda a tensa movimentação política, fiquei com a sensação de que pouco aconteceu.

Ainda assim, destaco novamente o excelente aspecto gráfico que usa elementos futuristas tanto na tecnologia das armas e dos transportes, como elementos fantásticos de horror usando criaturas horrendas com capacidades mágicas e sobrenaturais. Enquanto algumas facções possuem grande poder militar,  outras crescem nas sombras por meios menos visíveis.

Gosto da série (e vou decerto ler os seguintes) mas a forma como se iniciou o quarto volume (introduzindo as várias facções políticas) e a forma como este quinto concentra uma série de momentos importantes para o desfecho faz-me pensar que esta foi alongada ou reestruturada a meio da série, causando quebras no ritmo narrativo – alguma da informação introdutória do quarto volume poderia ter sido dispersa, bem como alguns destes movimentos políticos que encontramos no quinto. Mesmo considerando o abrandar do ritmo e as diferenças de estrutura de cada um dos volumes, a série continua a agradar do ponto de vista gráfico e narrativo.

Sobre outros volumes da série