Get Jiro – Todos querem apanhar o Jiro – Anthony Bourdain, Joel Rose e Langdon Foss

20190911_141946

Em Todos querem apanhar o Jiro somos levados a uma realidade alternativa, em Los Angeles, em que dois chefs de cozinha se degladiam pelos melhores produtos e os melhores restaurantes. Actuando como chefs da máfia, recusam clientes e exercem a sua supremacia alimentar, utilizando ingredientes raros (de espécies em vias de extinção que actualmente ainda não o estão).

20190911_142221

Jiro monta o seu novo restaurante em Los Angeles, alienado de toda esta competição. Mas não por muito tempo. Assim que se sabe da sua existência, num restaurante de sushi, os dois chefs não pouparão esforços para o tentar cativar como aliado, prometendo-lhe o melhor fornecimento de ingredientes. Cada vez mais assediado por ambas as partes, Jiro acaba por ceder e utilizar a sua posição para colocar os dois grupos rivais em guerra aberta, causando o caos na cidade.

20190911_142020

Get Jiro apresenta uma realidade alternativa com toque de absurdo que leva a competição entre chefs de cozinha a um novo patamar. Afrontar um chefe é perigoso e logo nas primeiras páginas assistimos à decapitação de um cliente que pediu um rolo califórnia num restaurante de sushi. Neste futuro próximo novas espécies entraram em extinção e os habitantes da cidade de Los Angeles vivem tão obcecados por comida que os chefs de cozinha têm grande poder.

20190911_142037

Esta combinação resulta numa narrativa com traços de absurdo, divertida e leve. Jiro é uma personagem dura, de princípios culinários e que tenta usar as suas capacidades para se manter fora das lutas entre as duas máfias da cidade. É, no mínimo, uma história original que usa o contexto de comida de forma bastante diferente de outras histórias que se centram na relação com a comida.

20190911_142053

Este volume foi publicado pela Levoir em parceria com o jornal Público.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.