Umbra é o nome de uma nova antologia de banda desenhada portuguesa que tem, no primeiro número vários nomes conhecidos. Deixo-vos a sinopse, bem como algumas páginas disponibilizadas pela editora:
A Umbra é uma antologia de banda desenhada contemporânea portuguesa idealizada e produzida por Filipe Abranches, autor e ilustrador.
A Umbra reúne histórias curtas, auto-conclusivas, de autores de expressão portuguesa, a solo ou em colaborações, versando universos e géneros tais como os da ficção científica, distopias futuristas, ficção weird, podendo ainda cruzar-se com o policial e a fantasia. O propósito é criar uma plataforma com histórias de estrutura clássica, a preto-e-branco, apropriadas a um público alargado e amador das práticas de leitura de revistas de banda desenhada dos anos 1970 e 1980, actualizadas aos temas e preocupações de hoje.Algumas das histórias poderão conter elementos em comum e cruzarem-se, mas serão sempre legíveis autonomamente. Muitos dos projectos são idealizados por Filipe Abranches, delegando o seu desenvolvimento a equipas construídas para o efeito.
Com o intuito de publicar pelo menos um número por ano, com cerca de 100 páginas cada, o primeiro número foi lançado este Outono, com venda disponível no site do projecto (https://umbralivros.pt) para além de livrarias.Enquanto projecto editorial, a Umbra Livros poderá estender-se a projectos paralelos à da antologia, desde revistas em risografia one-shots, a livros a solo de autores nacionais ou mesmo traduções de material estrangeiro. A missão inicial concentrar-se-á, todavia, na antologia do mesmo nome.
O primeiro número consistirá numa publicação de 112 páginas, miolo a preto-e-branco, de capa a cores brochada, com as dimensões de 19cm x 27cm. Design por Playground Atelier.