
Rosa Montero é conhecida no meio da ficção científica como sendo a autora de uma série de livros que decorre num futuro semelhante a Blade Runner. Em Portugal apenas dois tinham sido publicados, Lágrimas à Chuva e O Peso do Coração, sendo que a Porto Editora anuncia agora o terceiro volume.
Esta série centra-se em Bruna Husky, uma detective replicante que é um ser humano desconfiado – tanto pelas suas origens, como pelas descobertas que vai fazendo nas suas investigações. Os dois volumes publicado em Portugal eram excelentes, o que faz deste uma aquisição obrigatória!
Independente, pouco sociável, intuitiva e poderosa, a detetive replicante Bruna Husky tem apenas um ponto vulnerável: o seu enorme coração. Dilacerada pelo súbito e inexplicável desaparecimento do homem que ama, enceta uma investigação desesperada e em contrarrelógio, que a conduz até uma seita que nega a tecnologia e a uma trama sombria de luta pelo poder com origens no século XVI. Enquanto isso, a situação no mundo é cada vez mais tumultuosa e a guerra civil parece inevitável.
Os Tempos do Ódio é um romance intenso e emocionante, no qual estão presentes os grandes temas da escrita de Rosa Montero: a passagem do tempo, a paixão como forma de vencer a morte, o carinho ao próximo como fator indispensável para uma vida plena, a luta contra os excessos do poder e o horror aos dogmas. «Sem amor, não vale a pena viver», avisa-nos a autora logo à primeira frase desta obra com lançamento a 21 de fevereiro, no festival Correntes d’Escritas.