Comanche – Vol. 1 – Greg Hermann

Em Comanche não faltam os cowboys, nem os índios, que se degladiam numa terra inóspita. Não faltam as novas e sujas cidades no interior onde o xerife é corrupto e manda quem tem dinheiro. Mas o que diferencia este western de tantos outros é, claro, a personagem principal. Neste caso trata-se de Red Dust.

Red Dust é, para além de excelente pistoleiro, um homem inteligente. Se, por um lado, é a destreza nas armas que o leva a enfrentar bandidos e índios sem hesitações, por outro, é a inteligência que lhe permite tecer os planos que irão salvar Triple Six de vários golpes devastadores.

E afinal o que é o Triple Six? É a fazenda da Comanche, uma jovem destemida que tem o sonho de tornar o Triple Six num local próspero. A seu lado tem um velho capataz, trabalhar mas desgastado. Com a chegada de Red Dust a esperança num possível futuro da fazenda renova-se.

Neste volume apresentam-se quatro aventuras de Red Dust – aventuras onde não faltam os trapaceiros que tentam usar a ausência de lei para dominar os restantes pelo dinheiro, nem desentendimentos com os índios, nem assaltos a diligências, nem sacas de dinheiro perdido ou destiladores de aguardente no meio da floresta.

Mas Red Dust mantém uma postura correcta, enfrentando quem se atravessa no caminho do Triple Six pelas armas e pela astúcia. É esta astúcia, aliada às decisões eticamente correctas, que diferenciam a narrativa destes volumes e tornam as histórias cativantes.

A par com as histórias, este volume destaca-se, também, pelos desenhos. Escrito em 1969, e publicado inicialmente em Journal Tintin, Comanche apresenta-se, aqui, a preto e branco. Os desenhos são ricos e detalhados, carregados de texturas, realçando expressões e posturas corporais. Existem alguns elementos de caricatura (leves, mas suficientes para ajudar na caracterização das personagens), sobretudo nos malfeitores.

O enredo é relativamente simples, existindo sempre um conflito principal mas explorando as personagens para explorar, também, simpatias e antipatias. Ao longo das histórias vamos percebendo alguns traços típicos de cada personagem, ainda que as principais, Comanche e Red Dust, permaneçam uma incógnita nas motivações que as fazem mover.

Esta edição é comemorativa dos 50 anos da série e foi lançada no mercado português pela Ala dos Livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.