Intelligence, Artificial and Human: Eight Science Fiction Tales by Japanese Authors

Este pequeno livro obtido gratuitamente durante a Worldcon contém oito pequenas histórias de ficção científica, da autoria de oito autores japoneses. De formatação elegante, este é um pequeno livro que espelha bem o tipo de lógica que podemos encontrar na ficção científica japonesa: entre o minimalismo e o subentendido, tecendo histórias curtas, suaves, equilibradas, mas nem sempre suficientemente explícitas ou com acção suficiente.

Uma das melhores histórias deste conjunto é The Clearing Robot de Motoko Arai. Neste pequeno conto uma pessoa encomenda um robot inteligente que terá a capacidade de aprender com os seus donos. Aquilo que inicialmente parecia uma inovação miraculosa torna-se num pesadelo semântico, com o dono do robot a perceber que as especificações de limpeza que fornece são demasiado vagas. A história, leve e sem grandes consequências, é um interessante exercício de lógica que nos transporta no tom comum a outras histórias japonesas.

Em Concession, de Jyouji Hayashi a lógica é semelhante. Neste caso a narrativa leva-nos ao confronto homem Vs máquina, demonstrando como uma inteligência artificial se torna cada vez mais perfeita, até conseguir vencer um jogo a um humano. Para em seguir perder – e será aqui que está o twist inteligente da história, a subtileza que justifica a narrativa.

Para além destas duas histórias (as minhas favoritas) as restantes centram-se na relação com a inteligência artificial, demonstrando o que as diferencia dos humanos. Sempre dando a entender mais do que se diz directamente, com pouca ou nenhuma interacção entre personagens humanas (apenas entre AI e humano).

Este pequeno volume é um conjunto elegante e agradável, que se destaca pela qualidade da edição e pela excelência das histórias – concisas, directas e polidas. Tal como as histórias o visual da capa é leve, destacando-se pouco entre outros volumes de ficção científica de design mais pesado. Estas histórias foram originalmente publicadas no projecto AI x SF (Updating Power of Imagination: Artificial Intelligence with Design Fiction).

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.