Vida de Adulta – Raquel Sem Interesse

A publicação de banda desenhada de humor portuguesa é rara. A produção da maioria dos livros tem sido dividida entre Álvaro e Derradé e, apesar das boas leituras que nos têm proporcionado, não é suficiente. Neste caso concreto, Vida de Adulta acrescenta-se à curta lista com uma abordagem auto-biográfica e crítica de si mesma.

Trabalho precário, situação económica instável, inseguranças e relacionamentos – Raquel sem interesse é uma jovem representativa da sua geração demonstrando como, apesar de licenciada, acaba a trabalhar em empregos genéricos, sem capacidade financeira para pensar em casa, filhos ou estabilidade.

O livro apresenta-se como uma sucessão de pequenos episódios, contados pela perspectiva de uma rapariga desengonçada mas simpática, onde explora as suas amizades, o relacionamento com o namorado, o trabalho, ou uma simples ida ao ginecologista.

Alguns destes episódios destacam-se por serem um retrato do que acontece no quotidiano – acontecimentos quase banais que se tornam cómicos pela forma como são apresentados, com os pensamentos que muitos pensam, mas poucos expressam.

É uma leitura relaxante e engraçada, sem grandes excessos, constante no tom leve, que aproveita o caricato do dia-a-dia e da personagem para se constituir como uma leitura agradável. Na totalidade, tem muitos bons momentos e é uma leitura aconselhável, ainda que não excelente. Acrescento que se destaca por ocupar um espaço raro na banda desenhada, ao apresentar situações cómicas com uma perspectiva feminina.

Vida de Adulta foi publicado em Portugal pela SUMA.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.