La Anciana Que nunca Jugó Al Tenis y outros relatos que sientan bien – Zidrou e vários outros autores

Este volume reúne várias histórias com narrativa de Zidrou e desenho de vários artistas com estilos bastante diferentes. Algumas das histórias relacionam-se entre si, enquanto outras são facetas de uma mesma ideia.

As histórias

O volume começa com um rapaz de retorna da prisão, sendo acolhido pelo avô. Procurando trabalho, instala-se num anexo onde pode tocar saxofone sem incomodar, para prazer do avô que gosta de música. O relacionamento entre os dois é ternurento, apesar de se sentir que existem alguns temas que apenas são tocados de leve.

Noutra das histórias que se destacam, uma rapariga nada todos os dias toda coberta. Um rapaz aproxima-se e consegue quebrar o distanciamento que esta rapariga tenta provocar. Em paralelo, uma senhora idosa tenta, todos os dias, ultrapassar a sua fobia da água.

A história París, Berlín, Ámsterdam, Tourgny-sur-vielle apresenta quatro amigos que aspiram a coisas diferentes na sua vida – os três primeiros pensam em conhecer grandes cidades, enquanto um quarto se remete a pensar em seguir os passos do pai e tomar conta da quinta. Os quatro amigos vão mantendo laços, vendo-se nos momentos chaves das suas vidas.

A história que dá nome ao volume parece centrar-se numa velhota de existência pacata, mas na verdade, tem como personagens principais os seus animais.

Existem, também, pequenos trechos intitulados “La intimidad” onde se exploram pequenos momentos de intimidade entre casais. São trechos muito curtos mas carregados de sentimento, numa perspectiva muito pouco explorada quando o tema é o amor.

Opinião

Nem todas as histórias têm finais felizes ou agradáveis. Mas todas conseguem transmitir empatia e envolvência para com as personagens através de pequenos detalhes. Mesmo as histórias mais curtas que ocupam apenas duas páginas conseguem transmitir sentimentos e emoções de forma exemplar.

Nas histórias mais longas existem, por vezes, pequenas reviravoltas, com a narrativa a prosseguir para além de um suposto primeiro final e a centrar-se em personagens mais secundárias que tomam o palco e proporcionam uma perspectiva diferente e inesperada.

Conclusão

Este volume reúne várias pequenas histórias de Zidrou. Todas possuem alguma perspectiva especial ou captam um momento especialmente emotivo, resultando numa leitura excelente!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.