El Maestro de Armas – Xavier Dorison e Joel Parnotte

Do mesmo autor de O Castelo dos Animais ou Undertaker, foi publicado, pela Norma (em espanhol, claro) este Mestre de Armas, que possui uma abordagem peculiar às mudanças que ocorreram na Europa e que implementaram uma diferente perspectiva em relação a Deus e à Igreja.

A história

O livro abre com uma luta de espadas em que o Mestre de Armas perde perante uma nova espada, mais longa e afilada. Afastando-se da sua carreira, aceita acompanhar um jovem analfabeto no transporte da primeira bíblia traduzida, que poderá ser mais acessível à população. O caminho será difícil. Perseguidos ao longo do caminho, vão sobrevivendo em terreno inóspito com várias lesões, mas sempre com um mesmo objectivo.

A narrativa

A história é interessante e fornece uma abordagem diferente ao surgir das novas ideias que visam retirar a Igreja do centro da religião. O reformado Mestre de Armas é uma personagem dura, mas honrada, que aceita a missão, mas sem perceber a verdadeira importância da impressão da Bíblia. Já o jovem que o acompanha, está pronto para se sacrificar perante este objectivo, compreendendo a mudança que uma Bíblia traduzida poderá introduzir.

O livro apresenta, sobretudo, a viagem dos dois, mostrando como sobrevivem a vários ataques e embustes. No entanto, não explorou devidamente a caracterização de personagens (para além do Mestre de Armas) e esse factor sente-se ao longo da narrativa. Ainda assim, consegue criar interesse suficiente para nos interessarmos pelos acontecimentos.

A premissa permite uma história com bastante movimento, mostrando, sobretudo, a perseguição a que são sujeitos e as lutas em que o Mestre de Armas tem de se envolver. Nesta vertente, a história é bem sucedida, apesar de ser relativamente linear.

Conclusão

El Maestro de Armas é uma boa leitura mas ficou abaixo de outras histórias do autor, como O Castelo dos Animais ou Undertaker. A história está carregada de acção mas faltou-lhe criar um bom envolvimento com as personagens, o que, a par com a narrativa linear são motivos para não considerar um volume excelente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.