Por el Chico que Veía en Sueños – Kei Sabe

Este é o primeiro livro de uma série de Mangá, lançado no mercado espanhol pela Norma Editorial. A minha experiência com este género é relativamente reduzida, tendo começado com series como One-Punch Man. Esta série é bastante diferente, mais negra e muito mais adulta; com uma premissa simples, mas narrativa pesada.

A história

Senri é um estudante que terá ficado órfão de pais muito cedo. Terão sido assassinados em casa, e os corpos terão sido descobertos pelo próprio Senri. Agora, crescido, safa-se com pequenos biscates onde pode usar a sua tendência para a violência. Apesar de se tentar afastar de todos, Senri é vigiado por uma amiga de infância que o conhece bem demais. A descoberta de pistas em relação ao assassino dos seus pais irá transtornar o quotidiano e levar Senri a procurar este homem.

Opinião

A história não revela estes elementos de uma só vez, interlaçando episódios do passado como memórias que vão justificando determinada acção ou relacionamento. Esta estrutura mantém o interesse e a curiosidade, levando-nos a querer saber mais elementos por detrás do mistério que envolve o terrível episódio.

O tom é sério e tenso. Senri é uma personagem de poucas palavras, que usa a sua tendência para a violência para ser chamado quando há assuntos que não podem envolver as autoridades. A amiga também não fala muito mais, ainda que tente chamar Senri à razão quando necessário. Sentimos que Senri está quase sempre perto de explodir.

Ainda que a narrativa oscile entre o trauma da infância e a tendência para a violência, este primeiro volume consegue afastar-se das batalhas grandiosas e carregadas de truques que podem ser observadas nalguns Mangás. Não se refere a super-heróis, nem personagens com força desmedida, pelo que em termos visuais é bastante mais contido.

Este primeiro volume apresenta-nos a uma série de Mangá série e interessante, com alguns mistérios por descobrir. Por um lado, ainda faltam alguns elementos que podem justificar o comportamento da personagem principal, por outro, há detalhes que o próprio Senri desconhece e que estarão na origem da morte dos pais.

A história vai revelando, lentamente, alguns detalhes que fazem perceber a existência de violência doméstica e abuso. Senri recorda gritos e dor, não só consigo, mas com os restantes membros da família – estas recordações estarão na base do mistério.

Conclusão

Este pequena leitura surpreendeu-me pela positiva. Encontrei uma série com uma seriedade inesperada, que consegue manobrar os detalhes narrativos com mestria. A história é envolvente e vai fazendo pequenas revelações sob a forma de episódios passados que nos permitem perceber relacionamentos e reacções do presente, tornando-se inesperadamente numa das grandes leituras das últimas semanas.

3 comments

    1. Eu encomendei na Cult 🙂 uma livraria em Lisboa que arranja os livros do mercado espanhol (banda desenhada e não só) com algum desconto em relação ao PVP 🙂 digo o que quero e de vez em quando vou lá buscar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.