Eis um volume que me intrigou quando o vi ser anunciado. Trata-se de uma colectânea das histórias publicadas na revista 1984, entre os anos 1979 e 1981, que se centram nos relatos de alienígenas que vão passando pela taberna de uma estação espacial. Cada relato é mais estranho do que o anterior, contendo elementos surreais e bizarros como mulheres com cabeça de pássaro e homens de lata.

Os desenhos são a preto e branco, aproveitando o cinzento para construir contrastes, sombras e texturas. O traço é realista, num estilo clássico e detalhado, onde se destacam as construções e o detalhe da atmosfera. Por vezes, existe pouco destaque entre as personagens e o que as rodeia, levando à necessidade de alguma atenção para se vislumbrar o que ocorre no desenho.

Já a narrativa das histórias tem um tom irónico que o desenho representa, mas nem sempre agudiza. As histórias curtas sucedem-se neste volume apresentando um humor e uma progressão narrativa que são típicos de uma outra época. E ainda que a leitura seja fácil de fazer, a combinação de humor negro (e cáustico) com sexualidade (e uma representação feminina típica nesta época) poderá não agradar a todos.

Ainda assim, para quem já viu combinações mais agressivas, a leitura consegue tornar-se interessante pelas tiradas irónicas e sarcásticas, pelos elementos contraditórios e caricatos e pelo ambiente simultaneamente decadente e futurista. Não esperem, claro, finais felizes (a maioria tem, até, finais catastróficos). Apesar desta combinação peculiar, gostei da leitura deste volume. Será, no entanto, uma leitura contraditória aos dias de hoje.

Este volume apresenta-se como uma edição definitiva, e faz-se acompanhar de quase 50 páginas de extras, o que corresponde, grosseiramente, a 25% do total do volume. É uma edição cuidada que se inicia com três prólogos (de Carlos Giménez, Rubén Lardín e Joan Navarro), bem como uma apresentação adicional do ambiente.

Advertisement