Como é usual, várias páginas começaram a anunciar os melhores livros de 2023 muito antes do ano ter terminado. A Pan Macmillan parte das melhores leituras de ficção científica em 2023 e prossegue olhando para 2022 e designando algumas como as melhores leituras de todo o sempre no género. Entre os listados, fiquei curiosa com The Kaiju Preservation Society, um livro de Scalzi que está a receber boas críticas quer de páginas especializadas no género, quer de vários leitores em grupos de leitura.

Sea of Tranquility, o mais recente livro de Emily St John Mandel, o autor de Station Eleven, é outro que já tenho debaixo de olho há algum tempo. Ainda que a sinopse não apresente nada de concreto, as expectativas levam-me a pensar em algo semelhante ao livro que li, com a exploração de temas de ficção científica numa perspectiva mais pueril.

Continuando com a PanMacmillan, encontramos mais duas listas curiosas, sendo uma delas os melhores booktok, e outra os melhores livros de horror – de sempre.

Tal como no ano passado, o The Guardian apresenta várias listas, separadas por género. Na lista de ficção científica e fantasia encontramos Ascension de Martin Macinnes, que também pode ser encontrado nos livros mais esperados de 2024, dependendo do país de origem da lista e que estou a ler agora. Him de Geoff Ryman, o autor Jardim de Infância, ou Was, e outros dos referidos. A lista de banda desenhada traz livros como Monica de Daniel Clowes. Bastante mais minimalista, o NYTIMES opta por escolher apenas 10 livros para o seu top de 2023.

Em The Best Sci Fi Books encontramos também uma lista relativa aos melhores de fantasia de 2023, onde encontramos o novo livro de Shannon Chakraborty, The Adventures of Amina Al-Sirafi, bem como o mais recente de Salman Rushdie, Victory city. Há outras referências intrigantes como Emily Wilde’s Encyclopaedia of faeries, ou Bookshops & Bonedust. Já a lista de ficção científica inclui The Road to Roswell de Connie Willis ou Venomous Lumpsucker. Esta é uma lista mais intrigante que refere várias obras desconhecidas.

A lista de TOR.com para YA possui, também, várias referências que desconhecia, separando-as por temas. Já a lista dos editores que não separa a YA contém The Terraformers de Annalee Newitz, um dos livros que pretendia ler este ano, The Saint of bright doors, ou White Cat Black dog de Kelly Link entre muitos outros.

Para além das listas mais associadas aos géneros da ficção científica e fantasia, há uma lista de livros de não ficção lançada pela Foreign Affairs que é interessante (partilhada por algum contacto perdido numa rede social) bem como uma lista de livros africanos notáveis de 2023.