Shelves (26)

Robert A. Heinlein foi uma dos escritores mais conhecidos de ficção científica, referenciado por obras como Stranger in a Strange Land (publicado em português como Estranho numa terra estranha – Livros do Brasil e Europa-América )The Moon Is a Harsh Mistress (publicado em português como Revolta na LuaLivros do Brasil) ou Friday (publicado em português com o mesmo título – Europa-América). Farmer in the Sky é mais  um livro do autor que resolvi ler na língua original.

City of Pearls é o primeiro livro de uma série, nomeado para o prémio Philip K. Dick. Enquadrado dentro do género ficção científica que expõe a tentativa de coexistência de sociedades alienígenas num outro planeta. Foi esta sinopse, conjuntamente com algumas críticas do livro que me levaram a adquiri-lo.

Depois de ler We Never Talk About My BrotherThe Rhinoceros Who Quoted Nietzsche and Other Odd Acquaintances pode-se dizer que fiquei fã de Peter Beagle. Vencedor do prémio Mythopoeic e nomeado para o World Fantasy Award, em Tamsin a história não parece ter traços de unicórnios, antes de fantasmas.

Ray Bradbury encontra-se entre os autores cujos livros me deixam com um misto de ódio / fascínio. Não tanto livros como Fahrenheit 451 ou Farewell Summer, mas os seus contos curtos que se enquadram entre o fantástico e o horror que encontramos, por exemplo, em I Sing the Body Electric ou Something Wicked this Way Comes.

The Ilustrated Man é uma pequena colectânea de contos, dezoito diferentes visões do destino da humanidade. Em portugês este livro foi publicado como O Homem Ilustrado (Livros do Brasil e Europa-América).

Entre a melhor ficção científica japonesa seleccionada pela HAIKASORU para publicação, encontra-se The lord of the sands of time. Ainda que nalguns detalhes a história me faça recordar O Exterminador Implacável, este parece um livro interessante: Um mensageiro cyborg do futuro desloca-se ao passado para unir a humanidade contra a ameçada futura de exterminação – mas no passado encontra o amor.

O Visconde Cortado ao Meio é um dos livros que forma um trio conjuntamente com O Barão Trepador e Cavaleiro Inexistente. Tal como os restantes, centra-se numa personagem a quem é imposta uma condição impossível constituindo uma alegoria de onde muitos retiram significado político.

O test de Turing é uma proposta de um teste para verificar a capacidade de uma máquina em demonstrar inteligência. Este teste propõe que um juri tenha uma conversa natural com um humano e com uma máquina – caso não se consiga distinguir a máquina do ser humano, então a máquina terá passado o teste.

Descrito nos anos 50 por Alan Turing, este teste tem sido utilizado em diversos livros de ficção científica, dando também origem ao título da colectânea de Chris Beckett, publicado pela Elastic Press , um conjunto de 14 histórias que têm como premissa central a dualidade autenticidade Vs ilusão, e o que realmente significa ser humano.

Medicine Road, por sua vez, é a re-edição de uma colectânea de contos de Charles de Lint pela Tachyon, com ilustrações de Charles Vess (o responsável pelas ilustrações em Stardust ou The Ladies of Grace Adieu). O poema que abre Medicine Road pode ser lido no site da Subterranean Press (a editora responsável pela primeira edição do livro)

Ekaterina Sedia é a autor de The Secret History of Moscow e de The Alchemy of Stone, assim como a editora de Paper Cities, um conjunto de histórias que decorrem nas mais diversas cidades, reais ou imaginárias, no passado, no presente ou no futuro. Entre os autores das histórias podemos encontrar vários autores como Hal Duncan, Cat Rambo ou Catherynne M. Valente.

Finalmente, no final encontra-se uma antologia do melhor de Michael Moorcock,  a continuação da série de comics Preacher (Vol 1 / Vol 4), e a adaptação de uma história da personagem Solomon Kane (de Robert E. Howard).

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.