Alguns lançamentos internacionais em Portugal – 2009 (Fantasia, Ficção Científica e Horror)

Para além dos poucos lançamentos nacionais de Fantasia, Ficção científica e horror, gostaria de realçar o lançamento de algumas obras traduzidas:

As Crónicas de Gelo e Fogo (George R. R. Martin) – a série continua a ser publicada pela Saída de Emergência, mantendo o formato adoptado desde o início. Resta aguardar que o autor termine de escrever o próximo volume.

Darwinia (Robert Charles Wilson) – enquadrado no género da história alternativa, centra-se no desaparecimento do continente Europa no início do século XX, substituindo-o por uma terra inóspita, povoada por monstros desconhecidos. Em Portugal foi publicado pela Saída de Emergência na colecção Bang (post sobre o livro).

A Estirpe (Guillermo del Toro) – não é um grande livro, mas é um livro divertido que recorda filmes de terror de série B. Lançado pela Objectiva, deu origem a um interessante debate sobre literatura de vampiros, patrocinado pela própria editora (post sobre o livro)

A Guerra é para Velhos (John Scalzi) – se actualmente para a guerra vão os mais jovens e saudáveis, no futuro descrito por Scalzi, a guerra é um meio dos mais velhos atingirem o descanso da reforma. Em Portugal foi incluído na colecção 1001 livros da Gailivro.

A Guilda dos Mágicos (Trudi Cannavan) – publicado pela Bertrand, este é o primeiro volume de uma trilogia fantástica direccionada para um público mais juvenil, que se tem tornado cada vez mais popular. Do livro posso apenas dizer que é de fácil e rápida leitura, tendo rapidamente engolido as primeiras 100 páginas, enquanto aguardava num café FNAC.

O Homem Pintado (Peter V. Brett) – este é o primeiro de uma trilogia, com uma premissa bastante interessante: a sociedade humana, tecnologicamente evoluída, encontra-se reduzida a uma segunda Idade Média, pelos incessantes ataques de demónios com poderes mágicos, que se alimentam de seres humanos. Em Portugal, foi lançado na colecção 1001 Mundos pela Gailivro.

O Nome do Vento (Patrick Rothfuss) – primeiro volume de uma trilogia, o livro foi publicado em inglês em 2007, após rejeição de várias editoras, tornando-se num best seller bastante premiado. Em Portugal foi lançado na colecção 1001 Mundos pela Gailivro (a capa é que me agrada muito pouco, mas enfim).

Onde os últimos pássaros cantaram (Kate Wilhelm) – incluído na colecção SF Masterworks da Gollancz e publicado pela Gailivro, retrata o fim da humanidade como a conhecemos, substituindo-a por clones sem identidade individual. Pode ser encontrado na colecção 1001 Mundos da Gailivro (post sobre o livro).

O Senhor da Guerra dos Céus (Michael Moorcock) – publicado pela Saída de Emergência e inserido na colecção Bang, pode ser enquadrado entre os géneros história alternativa e Steampunk, sendo o primeiro volume de uma trilogia, ainda que autónomo (post sobre o livro)

O Sindicato dos Polícias Iídiches (Michael Chabon) – publicado pela Oficina do Livro, este é outro livro de história alternativa que se centra na possibilidade de a maioria dos judeus ter escapado ao holocausto, formando uma colónia no Alasca (post sobre o livro).

Temeraire (Naomi Novik) – a Editorial Presença continua a publicação da Saga Temeraire, um misto entre fantástico e história alternativa, onde podemos encontrar dragões no meio das batalhas napoleónicas.

O Terror (Arthur Machen) – do mesmo autor de O Grande Deus Pã, reúne três contos e pertence à colecção Bang da Saída de Emergência.

Menos conhecidos, mas também interessantes, são dignos de nota A Mecânica do Coração (post sobre o livro) e Os Jogos da Fome de Suzanne Collins (que não li, mas tem sido alvo de várias críticas positivas).

Esta lista não pretende ter tudo o que foi publicado no género em Portugal durante este ano, apenas aqueles que achei mais interessantes. Destes não tive oportunidade de ler todos, embora alguns tivesse já lido na versão original. Houve ainda alguns que incorporaram a minha lista de futuras compras. Estejam à vontade para discordar, concordar, ou apresentar as vossas escolhas.

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.