A Pousada da Jamaica – Daphne du Maurier

Publicado há já alguns anos na colecção Dois Mundos pela Livros da Brasil, A Pousada da Jamaica conhece agora nova edição pela Editorial Presença. Publicado em 1936, o livro centra-se em Mary Yellan, uma jovem que, após a morte da mãe, se vê forçada a procurar a tia Patience. Mas a tia já não é a mulher alegre de que se recorda, antes uma sombra assustada, constantemente com medo do marido, Joss. Mary não tem outro remédio senão viver na pousada do tio, um estabelecimento tenebroso, que nunca recebe hóspedes, mas que, reúne, por vezes, no bar, um bando de rufiões chefiados por Joss.

Entre o mau humor do tio, e os ataques de nervos da tia, Mary dá grandes passeios nas planícies que rodeiam a pousada, apaixonando-se pelo irmão mais novo de Joss, Jem, um ladrão de cavalos. Numa noite em que se terá perdido, conhece ainda o vigário albino Francis Davey, com o qual desabafa sobre os estranhos acontecimentos que ocorrem na pousada.

Centrado numa única personagem, A Pousada da Jamaica apresenta-nos uma história simples, com desenrolamentos expectáveis: com a descoberta dos crimes de Joss por Mary, a tensão acumula-se e uma série de personagens são obrigadas a agir. Considero ser este um dos pontos fracos do livro: a linearidade da história, conjuntamente com a falta de personagens palpáveis: Patience desempenha o papel de esposa submissa, sem mente própria; Joss é um rufia estereotipado, que apenas se revela algo mais no final; e Mary, apesar de rebelde, é apenas empurrada pelos acontecimentos, toda a influência que exerce é derivada da presença de uma rapariga jovem, e não das suas acções, acabando por ter um papel passivo no desenrolar dos acontecimentos.

Não se entenda pelos pontos negativos que é uma má história, mas também não a achei excelente. O mais interessante é o que rodeia as personagens, a paisagem descrita, a Cornuália; e a temática na qual se centra a história, os causadores de naufrágios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.