Resumo de Leituras – Abril 2010

Steampunk – Histórias de um Passado Extraordinário – Vários autores (parte I e parte II) – antologia brasileira de contos incluídos no género Steampunk. Quase todas as histórias possuem qualidade acima da média, maioria são aventuras em realidades alternativas interessantes, às quais seria interessante retornar.

The Last Book – Zoran Zivkovic (crítica mais longa ao livro) – sem dúvida uma das história mais cativantes dos últimos meses. Melancólico e surreal, aproxima-se da perfeição com as referências a outras obras como O Nome da Rosa, e com a escolha de cenários como uma livraria ou uma casa de chá.

Se Acordar Antes de Morrer – João Barreiros (parte I e parte II) – livro com quase 500 páginas que publica vários contos e novelas do autor, entre elas, Disney no céu entre os Dumbos, Fantascom, Liscon ou Uma noite na periferia do Império. Histórias de ficção científica pura e dura da mão de um português, apresentam-nos o estilo característico do autor, ambiente negro e humor irónico em sátiras violentas com “máximo de prejuízo”.

O Grande Retrato – Dino Buzzati – o último romance de Dino Buzzati, publicado pela Cavalo de Ferro, contém elementos reconhecíveis de O Deserto dos Tártaros, mas bastante díspar em tom e concretização

The Windup Girl – Paolo Bacigalupi – apresenta-nos um mundo sobrevivente a um desastre ecológico que dizimou a maioria das espécies animais e vegetais

Do Androids Dream of Electric Sheep? – Philip K. Dick (comentário mais longo ao livro) Num mundo pós-apocalíptico em que a maioria das espécies vegetais e animais se extinguiu, alguns seres humanos mantém-se na Terra apesar das pressões utópicas para migrarem para uma colónia. Melancólicos, sobrevivem com a ajuda de máquinas modeladoras do humor, e estão socialmente obrigados a cuidar de um animal, nem que seja artificial.  Um clássico da ficção científica que me fez sentir mais empatia pelos andróides do que pelos humanos.

The Android’s Dream – John Scalzi (comentário mais longo ao livro) – como forma de neutralizar uma ofensa numa reunião diplomática com extra-terrestres (o embaixador morreu devido aos odores intestinais emitidos por um humano) os terrestres procuram uma ovelha de uma raça especial, Android’s Dream. A história é movimentada, leve e cómica, apresentando alguns episódios de violência gratuita, mas também várias cenas caricatas, pecando apenas pelo excesso de reviravoltas.

The Sirens of Titan – Kurt Vonnegut – Estranho e difícil de digerir, este livro de Kurt Vonnegut relembra Slaughterhouse 5 por intercalar elementos de ficção científica típicos (naves espaciais e viagens no tempo) com histórias reais camufladas de forma quase esquizofrénica.

The Illustrated Man – Ray Bradbury – Nas costas de um homem completamente tatuado desenvolvem-se histórias simultaneamente fascinantes e negras que exploram a pressão a bordo de uma nave espacial ou o desespero numa situação de stress extremo.

Um pensamento sobre “Resumo de Leituras – Abril 2010

  1. Pingback: Resumo de Leituras – Maio 2010 « Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s