The Radio – Susan Jane Bigelow (War Stories)

war stories

Apesar das falhas na história (às tantas por tantas torna-se um pouco recambolesca) esta história distingue-se das restantes pela forma como explora os robots que substituem os humanos nos conflitos armados, e no que lhes acontece após o conflito.

Em The Radio um robot humanóide é deixado no meio do deserto. Incapaz de contactar com a central, aguarda que o venham recolher ou por novas ordens. Após longos e demorados dias é encontrado por um grupo de humanos que o informa do fim da guerra. Reticente e desconfiado pesa as possibilidades de conseguir contactar a sede ficando no mesmo local, ou seguindo os humanos. No final, decide-se a deixar o deserto.

Recolhido pelos humanos, rapidamente ficamos a saber que este não é um robot típico, dado que habita um corpo humano, doado após a morte. Apesar do aspecto físico familiar, a sua adaptação é difícil e após o concertarem, acaba por abandonar o grupo de humanos, para poder continuar a busca. Mas a demanda cedo se revela conflituosa.

Construídos para uma guerra, o que fazer com os robots conscientes criados? Como recolhê-los e dar-lhes um novo uso? Aguardarão eternamente novos comandos bélicos ou serão capazes de se adaptar a uma nova realidade? Serão tão humanos quanto os corpos em que habitam os fazem parecer?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.